Revisado por: (Andreia Eliza)

Jornalista com doutorado em história, trabalha no mercado editorial com artigos sobre finanças, investimentos e notíc...

Inflação para 2022 segue com previsão de alta ainda maior; entenda

Publicidade

...

Inflação para 2022. Fonte: Pexels

De acordo com a Agência Brasil, algumas instituições financeiras consultadas Banco Central (BC) publicaram o boletim Focus que prevê alta da inflação para 2022. O texto, divulgado ontem, 24 de janeiro de 2022, afirma que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%. Na verdade, há apenas uma semana, a projeção do mercado era que a inflação terminasse o ano em 5,09%. No mês passado, a previsão era de 5,03%.

Desta forma, aqui no Humor do Mercado, nosso foco é falar de finanças e investimentos. Se você gostar desta matéria, compartilhe com mais gente. Quanto mais pessoas tiverem acesso a bons conteúdos, mais contribuiremos para uma educação financeira de qualidade. Veja agora o que o mercado financeiro afirmou sobre a inflação para 2022.

O que o boletim Focus disse sobre a inflação para 2022?

Deste modo, o boletim Focus também citou sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que tem estimativa de crescimento de 0,29%.

Neste caos, o mercado trouxe a mesma previsão para os últimos 7 dias, mas no mês passado, o boletim mostrava crescimento da economia brasileira de 0,42%.

Além disso, o boletim Focus mostrou sua estimativa para diminuição na expectativa de crescimento do PIB para 2023, passando de 1,75% na semana passada para 1,69%. Para 2024, a projeção se manteve em 2%, apurou a Agência Brasil. Já em relação à inflação em 2023, o mercado manteve a expectativa de 3,4%. 

Taxa de juros na visão do mercado

Da mesma forma, o mercado também fez sua previsão para a taxa básica de juros, a Selic. Para 2022, o boletim Focus acredita que a taxa será de 11,75% ao ano, mesma projeção feita na semana passada. Há quatro semanas, a agência Brasil disse que a “projeção era que a Selic fecharia 2022 em 11,5% ao ano”.

Neste caso, a taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), está atualmente em 9,25% ao ano. Porém, na próxima reunião do órgão do Banco Central, em fevereiro, a expectativa é que a Selic aumente em mais 1,5 ponto percentual. O aumento na taxa selic é exatamente para reduzir o impacto inflacionário e manter os preços controlados.

Por fim, se você quer saber mais sobre como são feitas essas previsões do mercado sobre a inflação e outros dados econômicos, assista o vídeo abaixo:

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Gustavo B. Silva: Jornalista com doutorado em história, trabalha no mercado editorial com artigos sobre finanças, investimentos e notícias gerais.