Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira

IPCA divulgado hoje registra aumento da inflação, com destaque para alimentos

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, domingo, 10 de abril, por Sérgio Carrieri — Inflação acelera em março e acumulado dos últimos doze meses chega a 11,3%. Além disso, o mês registrou o maior índice desde a criação do Plano Real, com 1,62%. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o Humor do Mercado vai mostrar quais foram os produtos e serviços que mais subiram no mês de março. A escalada da inflação foi causada pela instabilidade climática e a alta nos preços dos combustíveis. Contudo, com o conflito na Europa ainda longe de uma solução, a tendência é de novos aumentos.

Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira - Pixabay
Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira – Pixabay

Leia também: Restrição no SPC e na Serasa caduca? Saiba o que existe de verdade e de mentira sobre esse assunto

Alimentos e transportes puxam inflação

Na comparação com mesmo período do ano passado, alimentos e bebidas, bem como combustíveis, contribuíram com 72% do índice. Cenoura (166%), o tomate (94%) e depois o pimentão (80%), pressionam a inflação. Já os transportes sofreram com o aumento dos combustíveis.

O setor de alimentos sofreu com as variações climáticas, como estiagem ou o excesso de chuvas. Do mesmo modo, os custos com o transporte dos produtos foram impactados devido ao aumento do frete. Ou seja, por vários motivos houve uma grande disseminação no aumento dos preços.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Confira: Cidadãos começam a fazer estoque de óleo de soja e mercados têm que limitar compras

Conflito na Europa pressiona custo dos combustíveis

Já no caso dos transportes, o aumento no preço dos combustíveis puxou a alta da inflação. Sobretudo, a gasolina com 6,95%, proporcionando o maior impacto no indicador geral. Segundo artigo de abril de 2022, publicado no portal Jovem Pan. Do mesmo modo, o GNV (5,29%), o etanol (3,02%) e o diesel (13,65%), também tiveram ajudaram.

Outros produtos do grupo de transportes também foram afetados, como o de transporte por aplicativo, por exemplo, com 7,98%. Os custos com o conserto do carro subiram 1,47%. Curitiba, São Luís, Recife e Belém, reajustaram os valores das passagens de ônibus urbanos para cima.

Enfim, enquanto perdurarem as incertezas econômicas provocadas pela guerra, o cenário inflacionário não terá alívio. E o mundo clama por uma solução pacífica o quanto antes. Quer saber mais sobre o IPCA de março? Então assista ao vídeo abaixo do canal ‘Jornal da Record’.

Leia também: Criptomoedas e empréstimo no imposto de renda? Entenda como vai funcionar

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies