Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impacta na inflação e PIB brasileiros

Publicidade

...

Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impacta na inflação e PIB brasileiros Reprodução -Canva

A guerra entre a Rússia e Ucrânia pode a vir tem impactos no Brasil em relação à inflação e ao PIB.  Por isso, se você quer saber mais sobre esse assunto, leia o texto até o final. Visto que, neste domingo, 27 de fevereiro de 2022, vamos te explicar tudo sobre esse tema.

O Humor do mercado vai trazer para hoje como a guerra entre a Rússia e Ucrânia pode impactar a economia brasileira. Lembrando que aqui no Blogue você tem acesso a muito conteúdo importante do universo financeiro.

Confira: Bolsa cai com conflito entre Rússia e Ucrânia! Petróleo chega ao US$100 dólares

 

PIB: Impactos no Brasil

A primeira vista a guerra entre a Rússia e Ucrânia estar longe do Brasil, porém a distância entre os países envolvidos no conflito e o Brasil não significa que não haverá impactos por aqui. Pesquisa Sondagem da América Latina, divulgada nesta semana pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o conflito no leste europeu pode ter impactos em pelo menos três categorias sendo elas combustíveis, alimentos e câmbio.

Como resultado do conflito, a economia e o PIB brasileiro, deverão sentir os impactos resultado dos fluxos financeiros, a alta dólar e a bolsa caindo. Nesse sentido os impactos econômicos podem ser maiores que no restante na América latina.

Isso porque, cerca de 160 especialistas de mais de 15 países foram ouvidos, o Brasil recuo 2,8 pontos como resultado, desse modo, o país apresentou a menor média entre os países pesquisados.

Canais

Segundo a pesquisa o impactos podem ser em três canais da economia brasileira. Sendo o principal no combustível e no gás natural. Visto que, o preço do barril do petróleo chegou ao 100 dólares essa semana como resultado da invasão russa na Ucrânia. Do mesmo modo, pode acontecer aumento do gás natural, segundo o diretor de Refino e Gás natural da Petrobrás.

A Rússia é o maior produtor de gás natural do mundo, o Brasil usa o gás natural para abastecer as suas termelétricas. Para o diretor da estatal, o nível alto dos reservatórios das usinas hidrelétricas pode compensar o aumento do gás natural.

Agora, em relação aos combustíveis a grande safra da cana-de-açúcar pode ajudar a segura os preços da gasolina. O maior impacto pode ser no preço do diesel que já subiu 3,78% desde janeiro.

Leia também: Seu nome está no cadastro positivo? Saiba agora como descobrir

Alimentos

Nesse sentido,  os alimentos também podem sofrer grandes impactos. A Rússia e a maior produtora de trigo, e a Ucrânia a quarta maior produtora. Com isso o Brasil fica impossibilitado de contar com outros mercados. Já que a Argentina, que exporta trigo para o Brasil, está passando por uma seca que comprometeu a produção.

Além disso o preço do petróleo também impacta nós preços dos alimentos, já que a Rússia também é a maior produtora de fertilizantes que do mesmo modo ficam mais caro com a alta do petróleo. Nesse sentido, o preço dos alimentos nos supermercados pode ficar mais caro por causa dos aumento no custo dos fretes.

Dólar  e juros

E o terceiro impacto poder ser no câmbio. Visto que, o dólar chegou a 5,15 logo após a invasão das tropas russas a Ucrânia. Por enquanto, no câmbio brasileiro, os efeitos são considerados  pequenos.

No começo de 2022 uma queda de 10% na moeda americana beneficiou o Brasil. Porém um conflito de longa duração pode como resultado anular a baixa do dólar. No vídeo do  canal da Rádio BandNews FM, no YouTube, há mais detalhes sobre os impactos que o Brasil poder sofrer com a guerra no leste europeu.

Você também pode gostar: Opções de empréstimo para MEI: veja 6 instituições que você precisa conhecer

 

 

 

 

 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.