Franca, quinta-feira,17 de março de 2022 — A Petrobrás anunciou na última quinta-feira (10) reajustes nos preços dos combustíveis e do gás, como publicado pelo jornalista Darlan Alvarenga, no dia 10 de março de 2022 no site G1 da globo.
O Humor do mercado vai trazer para você hoje de antemão, tudo sobre os novos reajustes anunciados pela Petrobrás, e alguns dos projetos que estão em trâmite no Senado para tentar conter essa crise. Confira:
Leia também: A Crise dos Fertilizantes no Brasil e suas consequências para a economia
Novos reajustes
Os preços da gasolina e do botijão de gás tiveram reajustes conforme anunciados pela Petrobrás, os valores passaram a valer já na sexta-feira, dia 11 de março.
Dessa forma, os reajustes anunciados serão os primeiros após quase 2 meses, pois, o último reajuste aconteceu em janeiro. Nesse sentido, o preço da gasolina nas distribuidoras passaram de 3,25 para 3,86 aumento de 25%, o óleo diesel também terá reajuste de 24%, passado de 3,61 para 4,51 o litro.
Da mesma forma, que o gás de cozinha também deve ter reajuste de 16%, passado a custa de 3,86 para 4,48 por kg. O preço do botijão não tinha reajustes há 153 dias.
Vejam também: Descubra agora mesmo como economizar na sua conta de luz que vai aumenta ainda mais
O que diz a Petrobrás
Os reajustes anunciados pela estatal se devem por conta da guerra na Ucrânia, que fez o preço do petróleo disparar no mercado internacional.
“Após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento, pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras”: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras” . – justificou a estatal, acrescentando que decidiu não repassar de imediato a volatilidade decorrente da guerra na Ucrânia.
Preço nos postos
Já em relação ao preço dos combustíveis nas bombas depende também das margens de lucro em relação às distribuidoras e revendedores. Inclusive o valor do ICMS varia muito entre os Estados e também devem influenciar no cálculo final.
Projeto para conter o aumento da gasolina
Como resultado dos aumentos tramita dois projetos no senado para tentar conter os preços dos combustíveis.
O presidente Jair Bolsonaro já disse que não deixará que o reajuste seja repassando de forma integral para a população. Desde o início da guerra na Ucrânia o petróleo já teve alta de 40%.
Como resultado da política de preços da Petrobrás, os aumentos nos combustíveis tem sido constantes. Por fim no vídeo do canal “Record News” temos mais informações sobre o novo reajuste na gasolina.