Revisado por: (Andreia Eliza)

Cauê Martins, um jovem que está disposto a ter novos conhecimentos na vida, buscando sempre oportunidades para aplicar...

Dívida caduca: o nome limpo no Serasa e SPC após 5 anos; entenda

Publicidade

...

Dívida caduca o nome limpo no Serasa e SPC após 5 anos; Entenda - reprodução do site Canva

No Brasil, grande parte da população é negativada, ou seja, estão com o famoso “nome sujo”. No entanto, se espalhou uma maneira que estão afirmando limpar o nome e sumir a dívida, mas será que é verdade? Então, nesta terça-feira, 25 de janeiro, verá se realmente é possível limpar o nome após 5 anos sem pagar. 

Então, se atente a leitura! Assim, se você tem interesse em ver conteúdos iguais a esse, fique por dentro do Humor do Mercado. Diariamente novos conteúdos que tem o intuito de te ajudar são publicados.

Os melhores truques para você economizar de verdade; descubra agora

Negativado

Ao passar por uma dificuldade financeira, é comum muitas pessoas não conseguirem pagar um serviço ou produto e criarem uma dívida. Então, é nesse momento que o nome entra em uma lista nos Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Serasa. 

Com isso, não conseguem efetuar algumas ações, como ter bloqueio de cheque especial, dificuldade para abrir conta corrente

, entre outros. E de acordo com a Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros de diversas idade estão com o nome sujo. 

Veja: a principal lição para aprender com o livro Pai Rico, Pai Pobre

Dívida caduca

Então, com problemas financeiros, muitas pessoas não conseguem pagar. Dessa forma, esperam alguns anos até ter a dívida caducar. Mas, o que é isso?

O credor tem uma prescrição de cinco anos para poder entrar com medidas de cobrança contra a dívida. Caso, não consiga receber o pagamento, a dívida irá caducar. Após anos da dívida, o credor não pode te processar, negativar e, até mesmo, protestar em cartório. 

Essa dívida não irá aparecer mais nos órgão de proteção ao crédito. No entanto, a credora ainda terá o acesso a essa informação, que continuará aberta. Dessa forma, se o credor negativar o nome mesmo depois do período de cinco anos, você pode processar e até receber uma indenização por dano moral. 

Além disso, caso o credor deixe o seu nome negativado sem um aviso, você também pode entrar com um processo e receber indenização. Então, antes de tomar a decisão, entre em contato com um advogado para te guiar melhor. 

Dessa forma, depois de cinco anos, as empresas buscam receber de forma amigável através de carta ou telefone. Por isso, é comum as pessoas receberem ligações para negociar a dívida antiga.

Por fim, você pode conferir no vídeo abaixo, do Advogado William Carvalho, mais informações sobre a dívida caduca e, até mesmo resolver possíveis dúvidas sobre o tema.

Veja: as principais dicas que vão transformar as suas finanças pessoais

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Cauê Martins: Cauê Martins, um jovem que está disposto a ter novos conhecimentos na vida, buscando sempre oportunidades para aplicar habilidades contidas. Sou um estudante continuo, procuro novos conhecimentos em busca de identificação pessoal. Já tive experiências em: criador de conteúdo on-line; vendedor on-line e físico. Promovendo conteúdo de qualidade para o público. Você verá mais sobre mim ainda..,