Fraude: dicas para você não cair em golpes de boletos falsos

Publicidade

...

Fraude: Dicas para você não cair em golpes de boletos falsos/Imagem Reproduzida de Pixabay

Apesar do boleto bancário ser o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ele não está livre de fraudes. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes, para acabar não sendo vítima. Hoje, 19 de novembro, este blog traz algumas dicas para você não cair em golpes de boletos falsos.

Ao final da leitura, você vai ser capaz de identificar algumas características no boleto frauduloso e, assim, evitar problemas maiores depois. Confira abaixo as 5 características principais que diferenciam um boleto falso de um verdadeiro, que a equipe do blog Humor do Mercado preparou para você hoje. Aproveite a leitura !

Você vai gostar: Veja as profissões que mais cresceram durante o período pandêmico

Código de barras

Em primeiro lugar, você deve conferir se os números do código de barras na parte superior do boleto e parte inferior são iguais. Senão, isso já é sinal de fraude e, portanto, você não pode continuar com o pagamento. Lembrando que os três primeiros números do código de barras corresponde ao banco que emitiu o boleto bancário.

Dados

Fique atento se as palavras estão escritas de forma correta, pois é uma prática muito comum em boletos falsos que os golpistas não se atentam. Além disso, confira se tem data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ. No caso do CNPJ, sempre confira se é igual ao da empresa que você teve contato.

Veja: Kwai: é realmente possível conseguir uma renda através do aplicativo?

Valor

Também confirme se o valor do boleto está certo. Ele aparece duas vezes, localizado no final do código de barras e no espaço escrito “valor do documento”. Em boletos com valores fixos que você já está acostumado a pagar, é até mais fácil identificar, portanto, se ele estiver com o valor diferente, vale desconfiar.

Fonte do boleto

Geralmente, os golpistas costumam enviar os boletos falsos através de canais como WhatsApp, E-mail e até SMS, por exemplo. Portanto, é muito importante verificar se a origem do boleto

é confiável. No caso de uma compra on-line (algo muito comum atualmente), o ideal é emitir o boleto para pagamento no site oficial da loja.

Leia: Educação financeira: veja 3 sites com cursos on-line gratuitos

Beneficiário

Por fim, mas não menos importante, é preciso analisar no boleto os dados do beneficiário. Para garantir, procure o CNPJ e a Razão Social no documento. Caso você não conheça as informações apresentadas, pesquise e confirme no site oficial da empresa. Os canais oficias são sempre a melhor maneira de confirmar a veracidade de informações.

Agora que conhece as dicas para você não cair em golpes de boletos falsos, é só segui-las. Elas vão te ajudar a se proteger desse tipo de golpe e você não vai ter problemas com isso. Fique atento, pois em 2019 essa prática aumentou em 55% em relação ao ano anterior. Para mais informações, acesse o blog da Serasa, que também tem outros conteúdos sobre finanças e como conseguir crédito no mercado.

Confira também: Franquia: o que você deve saber antes de abrir uma e como fazer um bom negócio

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.