Comprar dólar vai ser mais barato com isenção de IOF: saiba como o imposto vai ser eliminado

Até 2028 a taxa IOF será eliminada, conforme decreto

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, sábado, 19 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – Comprar dólar vai ser mais barato com isenção de IOF. Conforme decreto do governo, até 2028, de forma gradativa, o imposto sobre câmbio será totalmente eliminado. Com a medida o governo pretende alinhar o Brasil às diretrizes da OCDE, segundo Ministério da Economia.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado demonstrará como suas compras de dólar ficarão mais baratas. Ainda mais, quando efetuar compras com seu cartão de crédito internacional, verá que os preços serão gradualmente reduzidos. Portanto, fique de olho nas oportunidades.

Veja também: Petróleo bate os U$$ 130 dólares o barril e gasolina chega aos R$ 8. Entenda por que isso aconteceu

Na última terça-feira (15), o presidente Bolsonaro assinou decreto que pretende zerar as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos, ou Valores Mobiliários (IOF) incidentes sobre operações de câmbio. O decreto teve sua publicação na edição desta quarta-feira (16).

Como resultado, o governo pretende alinhar o Brasil disposto no Código de Liberalização de Capitais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O governo pretende aderir ao código, como informado pelo Ministério da Economia.

Confira também: O dólar e sua crescente desvalorização frente a moeda brasileira

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Atualmente, alíquota do IOF sobre câmbio é de 6,38% e o governo pretende zerá-la até 2028. Diante desta medida, o Brasil pode estar apto para adesão ao OCDE. Em janeiro,  OCDE reunirá as nações mais desenvolvidas do mundo. E, conforme matéria de Alexandro Martello, do site G1, o Brasil foi convidado para discussão sobre sua adesão.

Comprar dólar vai ser mais barato com isenção de IOF

Em suma, a redução será gradual e escalonada no decorrer de oito anos. Todavia, ainda em 2022, empréstimos de curto prazo realizados no exterior terão o IOF já, totalmente zerado. Atualmente essas operações possuem taxa de 6%. Portanto, a partir de 2023, o cronograma para redução da alíquota de IOF será o seguinte:

  • 2023: 6,38% para 5,38%;
  • 2024: 5,38% para 4,38%;
  • 2025: 4,38% para 3,38%;
  • 2026: 3,38% para 2,38%;
  • 2027: 2,38% para 1,38%;
  • 2028: 1,38% para zero.

Contudo, a intenção primordial do Brasil é fazer parte da OCDE. Ou seja, fazer parte das economias mais desenvolvidas do mundo. E, desse modo, atrairá investidores de todo o mundo para mercado financeiro do país. Por fim, para complementar, veja este vídeo”A maior queda do dólar! Tá na hora de comprar? Live urgente”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.

Leia também: Como a guerra entre Rússia e Ucrânia mudou a economia no Brasil e no mundo em 22 dias

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies