Como vai ficar a economia global durante guerra? Entenda aqui

Alta da inflação e retrocesso no crescimento são previstos para o mundo

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, sábado, 19 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – Em 3 semanas, a economia global durante a guerra, já passa por graves consequências. Especialistas econômicos afirmam que a inflação irá aumentar, o crescimento dos países será decrescente e empresas serão mais receosas quanto aos seus fornecedores.

Continua depois da publicidade

Portanto, o impacto que a guerra entre a Rússia e Ucrânia está refletindo em toda economia global, principalmente na Europa. No entanto, está afetando bolso da população mundial. Por exemplo, o povo está já sentindo no bolso o aumento dos alimentos e do combustível. Diante disso, o Humor do Mercado mostrará as principais projeções de especialistas econômicos.

Leia também: China pode chegar a apoiar a Rússia? Saiba o que os Estados Unidos teme

Economia global durante a guerra já afeta o bolso da população

Desse modo, com o aumento do preço de, por exemplo, fertilizantes e petróleo, há reflexos imediatos nos preços dos alimentos. Em resultado, autoridades monetárias vão acabar respondendo com taxas de juros cada vez mais altas. E, em consequência, é previsto à princípio a estagflação da União Europeia. Ou seja, um crescimento muito pequeno na economia e uma alta persistente na inflação.

Contudo, isso sem dúvidas afetará o mundo todo, inclusive o Brasil. Assim, o mundo crescerá cada vez menos. Somado a altas taxas de juros e menor apetite dos investidores ao risco. Analistas econômicos chegam a projetar até mesmo uma recessão na Rússia. Em outras palavras, um retrocesso na economia.

Confira também: Economia mundial em risco após surto de Covid-19 na China; confira as medidas para redução do impacto

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

A Rússia, principalmente, é a causadora de todo impacto econômico atual. Logo após duas semanas de guerra o PIB caiu -2%. Do mesmo modo, perdurando a guerra, analistas acreditam que o PIB pode cair até -9%.

Como ficarão investimentos em curto, médio e longo prazo

Enfim, além da paralisação do crescimento dos países, somando ao aumento das taxas de juros, é sentido já a volatilidade dos mercados financeiros. Em entrevista com especialistas no Canal CNN Brasil, do YouTube, especialistas mostram expectativas econômicas em curto, médio e longo prazo.

Primeiro, para investimentos a curto prazo, as bolsas de valores mundiais terão enorme volatilidade. Ou seja, conforme as notícias vão acontecendo o mercado vai respondendo com sua volatilidade nos preços.

Em seguida, sobre investimentos a médio prazo, dependerá de quanto tempo a guerra durará. Desse modo, diante dos recentes noticiários, não há uma previsão para o seu fim, podendo ser a guerra mais longa do que até mesmo os russos imaginavam. Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Rússia x Ucrânia | Como a crise pode afetar seus investimentos (e o que fazer com o seu dinheiro?)”

Veja também: Bandeira de cartão de crédito chinesa passará a ser usada na Rússia

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies