Paraipaba, sábado, 2 de abril, por Nonato Vieira ─ A constante perda de clientes que atinge os bancos que não atualizam os seus serviços é a principal consequência do avanço das tecnologias. As Fintechs e a transformação digital formam um sistema dinâmico que não para de evoluir, e o Humor do Mercado acompanha esse processo de perto para informar aos seus leitores.
Durante décadas os bancos dominaram completamente os diversos tipos de operações bancárias. Nesse sentido, sem outra categoria de concorrência os bancos relaxaram na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Ademais, não se preocuparam acompanhar o crescimento da internet, por exemplo. Assim, muito rapidamente as instituições bancárias se sentiram ameaçadas em seus domínios, e começaram a reagir.
O sistema de atendimento evoluiu com as Fintechs e a transformação digital
O próprio nome Fintech (tecnologia financeira) já deixa claro que essa nova geração de empresas não brinca em serviço. Principalmente no que se refere à criação e a aplicação de inovações, tanto nas opções de serviços ofertados aos clientes quanto no atendimento, totalmente virtual e na maioria das vezes em tempo real.
O crescimento das Fintechs, e a transformação digital que ele causa, acontece de modo tão rápido, que os bancos só perceberam quando os seus clientes começaram a levar as contas correntes para os bancos digitais.
Hoje alguns bancos já conseguem oferecer serviços digitais aos seus clientes, mas ainda estão longe de alcançar o padrão de tecnologia das Fintechs. Certamente que não é fácil acompanhar um sistema que já surgiu com anos de diferença em tecnologia.
Comodidade e praticidade
De qualquer modo, muitas mudanças foram feitas pelos bancos para oferecer mais comodidade e praticidade no atendimento ao cliente. Afinal, as Fintechs e a transformação digital atuam principalmente com o foco nesses dois elementos. Isso porque ninguém tem mais tempo nem disposição para ficar em filas.
Portanto, os bancos estão pagando caro pela acomodação em que permaneceram, enquanto todos os serviços online cresciam em ritmo acelerado. No entanto, a tendência é que haja um equilíbrio com o decorrer do tempo.
Por outro lado, os clientes vão ficando cada vez mais exigentes após experimentarem as facilidades dos bancos digitais. Logo, os bancos tradicionais precisam dobrar o esforço para diminuir a evasão de clientes que as Fintechs e a transformação digital causam.
O site da FDR, entre outros, tem material que pode oferecer mais informações sobre esse assunto. Aliás, o canal parceiro TV Senado disponibilizou um vídeo no YouTube, mas que pode ser visualizado em seguida.