Como as Fintechs e a transformação digital provocam o desenvolvimento tecnológico dos bancos. Confira os detalhes

O sistema dinâmico e veloz das Fintechs força os bancos tradicionais a se adaptarem aos novos tempos, onde quem reina é a tecnologia

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, sábado, 2 de abril, por Nonato Vieira ─ A constante perda de clientes que atinge os bancos que não atualizam os seus serviços é a principal consequência do avanço das tecnologias. As Fintechs e a transformação digital formam um sistema dinâmico que não para de evoluir, e o Humor do Mercado acompanha esse processo de perto para informar aos seus leitores.

Continua depois da publicidade

Durante décadas os bancos dominaram completamente os diversos tipos de operações bancárias. Nesse sentido, sem outra categoria de concorrência os bancos relaxaram na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Ademais, não se preocuparam acompanhar o crescimento da internet, por exemplo. Assim, muito rapidamente as instituições bancárias se sentiram ameaçadas em seus domínios, e começaram a reagir.

Fique sabendo: Programa SIM Digital de microcrédito já tem 1,5 milhões de empréstimos concedidos. Saiba como funciona

O sistema de atendimento evoluiu com as Fintechs e a transformação digital

O próprio nome Fintech (tecnologia financeira) já deixa claro que essa nova geração de empresas não brinca em serviço. Principalmente no que se refere à criação e a aplicação de inovações, tanto nas opções de serviços ofertados aos clientes quanto no atendimento, totalmente virtual e na maioria das vezes em tempo real.

O crescimento das Fintechs, e a transformação digital que ele causa, acontece de modo tão rápido, que os bancos só perceberam quando os seus clientes começaram a levar as contas correntes para os bancos digitais.

Hoje alguns bancos já conseguem oferecer serviços digitais aos seus clientes, mas ainda estão longe de alcançar o padrão de tecnologia das Fintechs. Certamente que não é fácil acompanhar um sistema que já surgiu com anos de diferença em tecnologia.

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Leia também: O prêmio do Oscar em dinheiro não existe; os profissionais do cinema buscam as vantagens da glória e da fama

Comodidade e praticidade

De qualquer modo, muitas mudanças foram feitas pelos bancos para oferecer mais comodidade e praticidade no atendimento ao cliente. Afinal, as Fintechs e a transformação digital atuam principalmente com o foco nesses dois elementos. Isso porque ninguém tem mais tempo nem disposição para ficar em filas.

Portanto, os bancos estão pagando caro pela acomodação em que permaneceram, enquanto todos os serviços online cresciam em ritmo acelerado. No entanto, a tendência é que haja um equilíbrio com o decorrer do tempo.

Por outro lado, os clientes vão ficando cada vez mais exigentes após experimentarem as facilidades dos bancos digitais. Logo, os bancos tradicionais precisam dobrar o esforço para diminuir a evasão de clientes que as Fintechs e a transformação digital causam.

O site da FDR, entre outros, tem material que pode oferecer mais informações sobre esse assunto. Aliás, o canal parceiro TV Senado disponibilizou um vídeo no YouTube, mas que pode ser visualizado em seguida.

Saiba que a pontuação do Serasa Score é apenas uma referência e não uma garantia de crédito; saiba como funciona

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies