Revisado por: (Érica Pereira Batista)

Físico Médico com formação pela USP e atualmente cursando mestrado em Física Aplicada a Medicina. No momento trabal...

Tipos de funcionário que você deve contratar para ter sucesso na empresa

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Tipos de funcionário que você deve contratar para ter sucesso na empresa/Imagem reproduzida do Pinterest

Para o sucesso da sua empresa, dentre muitos fatores, o corpo de funcionários que a compõem é um dos mais importantes. Por isso, hoje, 06 de novembro de 2021, a equipe do Humor do Mercado preparou uma lista de aspectos que você pode observar para selecionar seus novos funcionários.

Tudo isso começa na entrevista de emprego, quando você ou uma equipe de Recursos Humanos faz uma seleção de candidatos que se encaixam no perfil desejado. Escolher funcionários pode não ser uma tarefa fácil, mas é muito essencial para garantir a fluidez da rotina de trabalho e o desempenho da sua empresa frente ao mercado. 

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Pontos fortes durante a entrevista

O primeiro aspecto que pode ser observado é a apresentação. Como o candidato está vestido, como ele se comporta e como ele se posiciona frente a você pode demonstrar grande interesse ou não na vaga disponível. Além disso, uma boa apresentação demonstra cuidado consigo, portanto, um funcionário bem apresentável pode indicar que ele é capaz. 

Observe também a fala, o tom de voz e, é claro, as ideias que o candidato possui. É importante selecionar funcionários que correspondam à missão, visão e valores da sua empresa. Ademais, ele deve ser capaz de se impor, conversar com clareza, pois ele será um representante da empresa. 

Pergunte sobre o salário pretendido e informe o salário que está disponível, observando a reação do candidato. Um funcionário satisfeito é um passo à frente em direção aos objetivos de desempenho. Por isso é necessário que a ideia de salário esteja sincronizada. 

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Pontos a serem observados no período de experiência

Geralmente é acordado um período de experiência com o candidato, para que ele possa ser avaliado quanto ao seu desempenho. Esse tempo pode variar de um a três meses e é um divisor de águas para a efetivação. Nesse período, busque avaliar como o candidato se comporta, se ele apresenta características de um bom funcionário como por exemplo: proatividade, agilidade, pontualidade, respeito, iniciativa e comunicação. 

Assim é possível conhecer melhor quem é o candidato e se ele tem o perfil que a sua empresa busca no momento. Até porque uma única entrevista pode não ser suficiente para delimitar informações que você precisa antes de contratar alguém efetivamente. 

Cada funcionário tem um papel único e decisório para o sucesso da empresa. Por isso, é crucial a escolha cautelosa de cada um deles, o que pode não ser fácil. Por fim, lembre-se que o destino da sua empresa não depende apenas de você, mas também de cada colaborador. 

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Lucas Dadalt Morero: Físico Médico com formação pela USP e atualmente cursando mestrado em Física Aplicada a Medicina. No momento trabalho em tempo parcial com programação e produção de conteúdos nos mais variados temas como games, finanças, saúde e marketing.