Imposto de Renda MEI 2022: saiba, de uma vez por todas, como declarar corretamente

Quem é MEI deve preparar-se para fazer a sua declaração como pessoa física e jurídica

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Salvador, 12 de abril, terça-feira, por Vivaldo Pereira – De fato, poucos sabem, mas o microempreendedor individual também precisa fazer a sua declaração do Imposto de Renda MEI 2022, mesmo que não tenha obtido rendimentos. Concomitantemente a isso, caso tenha obtido rendimentos superiores a R$28.559,70 ao longo de 2021, além deste, terá que declarar, também, o Imposto de Renda Pessoa Física.

Continua depois da publicidade

Em síntese, nós, do Humor do Mercado, averiguamos que esse chamado “Imposto de Renda MEI” é a “Declaração Anual do Simples Nacional”. Para realizá-la, basta acessar o site portaldoempreendedor.gov.br ou receita.fazenda.gov.br e declarar o montante obtido ao longo do ano ou declarar como não tendo obtido ganhos.

Leia também: Como declarar dívidas no imposto de renda 2022? Veja dicas práticas para te ajudar

Imposto de Renda MEI 2022: saiba, de uma vez por todas, como declarar corretamente - Reprodução: Pixabay.
Imposto de Renda MEI 2022: saiba, de uma vez por todas, como declarar corretamente – Reprodução: Pixabay.

As características do Imposto de Renda MEI 2022

Como dissemos, todo indivíduo enquadrado na categoria MEI deverá, obrigatoriamente, fazer a sua Declaração Anual. Além disso, caso também tenha obtido rendimentos superiores aos mencionados acima, terá que realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Em resumo, o chamado Imposto de Renda MEI 2022 nada mais é do que uma forma, encontrada pelo governo, de manter atualizado o sistema do SIMPLES NACIONAL. Ou seja, registrar quais as empresas ainda continuam ativas e se ultrapassaram o montante de rendimentos de R$81 mil reais – o que as obrigaria, automaticamente, a migrarem da condição de MEI para ME (Micro Empresa).

Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Como bloquear operadoras de telemarketing definitivamente: confira…

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Autorizadas para o dia 08 de abril, sexta-feira, as consultas relativas ao saque FGTS 2022 extraordinário

E como declarar sendo MEI?

Em síntese, de acordo com matéria publicada pelo site G1, em 23 de março de 2022,  a declaração do Imposto de Renda MEI 2022 é a Declaração Anual do Simples Nacional. Efetivamente, basta acessar o site portaldoempreendedor.com.br ou o site receita.fazenda.gov.br e seguir o passo a passo indicado nesses portais.

Concomitantemente, caso tenha obtido os rendimentos mencionados acima, terá que realizar também a declaração como pessoa física. Para isso, basta acessar o site gov.br/receitafederal, baixar o programa IRPF e preencher todos os campos como solicitado.

E saiba mais sobre como realizar corretamente a sua declaração do Imposto de Renda sendo MEI nesse vídeo do canal “Sebrae Talks”. Assim, evite, também, algumas das principais consequências de não declarar o Imposto de Renda Pessoa Física todos os anos.

Você também pode gostar: Isenção no imóvel; confira como estão as mudanças no Imposto de Renda

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies