Revisado por: (Simone de Oliveira Correia)

Paulista, na casa dos 20 anos, estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Acredito que podemos mudar o mu...

É possível salvar o seu pequeno negócio da crise financeira?

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Pequeno Negócio - Imagem reproduzida no Unsplash

Saiba, nesta quarta-feira, 17 de novembro, que, de acordo com o Sebrae, os pequenos negócios têm uma maior taxa de “mortalidade” do que outras opções empresariais. Por esse motivo, é muito importante buscarmos o conhecimento para entender como salvar seu empreendimento das crises financeiras. 

Nós do Blog do Humor do Mercado buscamos algumas informações e chegamos a conclusão que existem diversas dicas que podem ser cruciais em momentos específicos. Nos parágrafos seguintes, você vai entender como é possível salvar seu pequeno negócio de situações negativas.

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Por que os pequenos negócios têm maior incidência de falência?

Isso acontece, porque normalmente os pequenos negócios se iniciam com pouco capital de investimento. Por esse motivo, é comum que apenas alguns meses ruins balanceiem todo o fluxo de caixa do empreendimento. Esse é um dos responsáveis pelas maiores crises financeiras que as empresas menores enfrentam.

Sendo assim, é muito importante que você tenha o conhecimento necessário para garantir que os eventuais problemas possam se resolver em menor tempo. Tudo irá se iniciar através do estudo e da análise. É extremamente necessário conhecer o nosso nicho de atuação, já que são os detalhes que farão do nosso negócio um sucesso. Saiba mais sobre isso a seguir. 

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Dicas para sair da crise em seu pequeno negócio

Todo pequeno negócio vai passar por momentos difíceis em alguma etapa da sua existência. Contudo, será a sua forma de lidar com o caso que te levará ao sucesso ou ao fracasso. Leia as nossas dicas sobre o tema e aprenda sobre o assunto: 

  1. Inicie uma reserva financeira dedicada ao pagamento de no mínimo 6 meses das suas contas básicas, como a reposição de estoque, por exemplo;
  2. Estude o mercado e entenda quais são os motivos que estão ocasionando a crise. Nesta etapa, é importante buscar analisar os clientes e os seus concorrentes;
  3. Faça uma análise SWOT. Defina quais podem ser seus pontos de fraqueza e de oportunidade;
  4. Tenha um planejamento financeiro para os próximos meses e evite fazer dívidas pessoais e profissionais;
  5. Se possível, analise seus contratos de compra e procure outras opções para garantir uma venda fluída.
  6. Invista em formas de facilitar a compra. Se você ainda não está na internet, não deixe de oferecer opções de compra on-line, como os deliverys, por exemplo;
  7. Analise o marketing do seu pequeno negócio. Existem estratégias que não demandam um grande investimento, sendo ideias para o momento de crise, aumentando o reconhecimento da sua marca.

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Jessica Amanda Bernardo: Paulista, na casa dos 20 anos, estudante de marketing e apaixonada pela escrita. Acredito que podemos mudar o mundo através das palavras, das informações e do conhecimento. Em uma era voltada para o meio tecnológico, ter a oportunidade de transmitir aprendizado é um prazer.