Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Benefícios do MEI: veja quais são eles e vantagens de ter CNPJ

Publicidade

...

Benefícios do MEI: veja quais são eles e vantagens de ter CNPJ! - Fonte: Freepik

O MEI, microempreendedor individual, conta com uma série de benefícios, como o fato de se tratar de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) mais simplificado e acessível. Por isso, nesta quarta-feira, 26 de janeiro, iremos abordar sobre quais são as vantagens de ter uma pessoa jurídica nesta categoria.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui com o Humor do Mercado, que pertence ao portal do Tecnonotícias. Ah, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com alguém que também possa se interessar. Além disso, com certeza, vai fazer uma enorme diferença no dia a dia de alguém.

Saiba: livros obrigatórios que qualquer investidor deveria ler para investir melhor

Vantagens de ser MEI e o que é essa categoria de empresa

O microempreendedor individual pode faturar o valor de até R$ 81 mil por ano, tendo a possibilidade de superar esse teto em até 20%, sendo equivalente a R$ 97,2 mil. Além disso, apesar do nome da categoria trazer “individual”, pode-se realizar a contratação de até um colaborador que atue com a carteira de trabalho assinada. 

Por se tratar de uma empresa, apesar de pagar o valor do INSS, o cidadão não tem direito de fazer a solicitação de seguro desemprego visto que não tem vínculo empregatício.

Auxílio maternidade

Necessário que a mulher tenha pago o valor de 12 contribuições para a Previdência Social. Neste caso, não é necessário ter o CNPJ há 12 meses, visto que pode ter pago como CLT ou até mesmo de forma avulsa. O pagamento garante o valor de um salário mínimo por mês durante o tempo de 120 dias. O debate durante o ano de 2022 é para pagar o valor do auxílio maternidade para os pais – homens – mas o INSS contesta a decisão e diz que se trata de um programa social pago apenas para as mulheres.

Auxílio doença

O auxílio doença também é pago aos empreendedores que contam com o mínimo de 12 pagamentos. Neste caso, o tempo pode variar de acordo com o atestado médico e o tipo de doença. Em alguns casos, o empreendedor pode ficar afastado somente por um mês ou até mesmo seis meses.

Veja: duas ações que todos devem investir de acordo com o Primo Rico

Passos que vão te aproximar da independência financeira; descubra

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.