Revisado por: (Andreia Eliza)

Paulistana de sangue e mutuense de coração, formada em Direito, com pós-graduação em Regime Geral de Previdência S...

Volatilidade e seu risco no mercado financeiro; confira as dicas

Publicidade

...

Riscos de investir em criptomoedas: veja os mais comuns e como evitar - Fonte: Pixabay

Se você quer se tornar um investidor, deve primeiramente entender o que são alguns termos técnicos. Com isso, na data de hoje, 21 de janeiro, vamos falar um pouco sobre a volatilidade e seu risco no mercado financeiro.

Sobretudo é um assunto muito interessante para você que deseja iniciar no mundo dos investidores. Nesse sentido, fique antenado nas informações que o Humor do Mercado preparou para você.

O que é volatilidade?

Toda aplicação tem o seu risco de investimento, e você já deve ter ouvido falar no termo volatilidade do mercado. Contudo, na maioria das vezes, poucos compreendem o que de fato ela pode causar em uma aplicação financeira.

Confira: Bovespa já caiu 2,74% em 2022: confira os detalhes do mercado financeiro

De forma bem simples, a volatilidade de um ativo vai medir a sua variação. Funciona como um indicador de risco

, ou seja, quanto maior for a variação, maior será o risco de ganhar ou perder o dinheiro investido.

Nesse sentido, realizando um investimento financeiro, é verificado o período de permanência daquele valor no ativo. Com isso, é aplicado seu índice e influência financeira.

Como analisar a volatilidade de um ativo?

Primeiramente, deve-se analisar qual será o valor e qual grupo de investimentos será feita a aplicação. Segundo, para determinar a volatilidade e seu risco, é necessário acompanhar o desvio padrão da rentabilidade histórica desse determinado investimento.

Lembrando que a análise é uma medida de volatilidade

absoluta, que varia conforme o período determinado de avaliação. Em outras palavras, o risco é avaliado diariamente em determinado período para definir o seu desvio padrão médio. O resultado é uma porcentagem que representa a oscilação dessa aplicação no mercado financeiro.

Talvez tenha interesse: negativados podem fazer empréstimo? Saiba como e onde conseguir

Como calcular volatilidade e seu risco

E possível realizar o cálculo da volatilidade e seu risco.  O que facilita e ajuda mais ainda a entender e trabalhar com seus investimentos.

Veja a seguir o exemplo dado para cálculo de volatilidade e seu risco para fórmula diária:

Rentabilidade diária = preço atual – preço anterior / pelo preço anterior

Obviamente, para você conseguir tornar-se um bom investidor, é preciso estudos e leituras. E, ainda, acompanhar seus investimentos, buscando por uma boa adequação nos riscos.

Saiba mais: IPVA MT 2022 com desconto começou a valer em janeiro; saiba mais

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Rosemeire Silva: Paulistana de sangue e mutuense de coração, formada em Direito, com pós-graduação em Regime Geral de Previdência Social - RGPS e Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. Certificada pela APIMEC em Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social - CGRPPS e ISO-9000 em Qualidade de Gestão de Processos e Atendimento, e ainda por último mas não menos importante, estudante de inglês. Coordenadora Previdenciária do RPPS de Nova Mutum desde 2016, mas atuando na área há quase 9 anos e redatora no blog Humor do Mercado. Mãe dedicada, apaixonada por cachorros, praticante da arte suave e milenar chamada Jiu-Jitsu. Amante de uma boa conversa em roda de amigos trocando experiências e aprendizados acompanhado de uma belíssima taca de vinho.