Revisado por: (Andreia Eliza)

Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Ed...

Vença o consumismo e veja seu dinheiro sobrar no final do mês

Publicidade

...

Vença o consumismo e veja seu dinheiro sobrar no final do mês - Reprodução Pixabay

Financeiramente, o país está passando por uma momento de forte recessão, acompanhado por inflação alta bem como perda do poder de compra do dinheiro. Antes de mais nada, é preciso analisar se o aumento real do salário tem sido suficiente para cobrir as despesas essenciais das famílias. Neste dia 31 de janeiro de 2022é preciso planejar como fazer frente aos aumentos que já são esperados para o decorrer do ano, evitando o consumismo.

A prática do consumismo, que frequentemente é vista como inocente, pode desestabilizar o orçamento familiar. Do mesmo modo, as atitudes relacionadas as compras impulsivas nem sempre são percebidas por quem realiza os gastos. Pensando nisso, o blogue Humor do Mercado apresenta algumas dicas para ajudar a combater o consumismo.

Veja mais: Cartão de crédito: pare de usar errado e veja seu dinheiro render

Entenda para onde seu dinheiro está indo

Quando não se tem o controle das categorias das despesas realizadas durante o mês, fica contudo impossível entender para onde as receitas familiares estão indo. Ao passo que o ideal é realizar a anotação de todas as despesas do mês. Este procedimento não vai reduzir os gastos, mas em contrapartida vai ser um mapa para se ter a ideia de quais as despesas estão sendo realizadas sem necessidade.

De acordo com os melhores métodos de economia familiar, as despesas essenciais devem ser de 50% da receita. Em seguida as atividades supérfluas podem atingir 30% das entradas e finalmente os investimentos serem responsáveis por 20% dos gastos.

Sendo assim, é possível organizar as finança de modo a não ignorar os prazeres da vida. Em contrapartida, o valor de 30% das receitas não pode ser ultrapassado. Extrapolar esta percentagem frequentemente compromete o orçamento familiar. A compulsão por compras ao mesmo tempo que gera um gasto extra ao valor estipulado por mês, ainda pode causar uma sensação de incapacidade para quem não consegue se controlar.

Veja mais: Dicas infalíveis para economizar nas compras do supermercado

Reprograme seus hábitos para evitar  consumismo

A compulsão é um habito de comprar sem o devido planejamento. Para reorganizar a forma de lidar com o dinheiro, realize uma lista com metas e objetivos. Este desafio está ligado a trocar as compras compulsivas por algo que realmente vai ser necessário para a família.

Em outras palavras, sempre que houver a vontade de se comprar algo apenas por consumismo e que não é essencial naquele momento, basta focar no objetivo proposto. Assim como pensar que aquele valor gasto desnecessariamente vai fazer falta para comprar algo que realmente importa pra você.

Seguindo estes passos, é possível reprogramar os hábitos de compra e ver o dinheiro sobrar para o que realmente importa. Como resultado os objetivos vão ficar a cada dia mais próximos e reais, com um orçamento familiar equilibrado. Saiba mais visitando o canal Domine sua Finanças:

Veja mais: Compras domésticas no atacado: saiba mais sobre esta forma de economizar

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Edmar de Oliveira: Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Educação Especial. Apaixonado por mercado de capitais, criptomoedas, empreendedorismo, gestão de empresas, assessoria de projetos sociais, Geopolítica, Finanças, Geografia Humana, Filosofia e Humanidades. Professor e praticante de Artes Marciais, entusiasta de rock, filmes, séries, HQs, bons livros e cultura popular em geral.