Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Ter cofrinho realmente vale a pena? Veja o que dizem economistas

Publicidade

...

Ter cofrinho realmente vale a pena? O que dizem os economistas? - Fonte: Canvas

Muitos pais ensinam os seus filhos que ter o cofrinho pode ser uma forma de economizar dinheiro e garantir uma reserva durante algum momento de emergência. No entanto, será mesmo que essa é a melhor forma de ensinar as crianças sobre economia e independência financeira? Na matéria de hoje, 13 de janeiro, iremos abordar mais a respeito.

Portanto, se quiser entender sobre o assunto, basta ficar aqui com a gente do Humor do Mercado. Além disso, se tiver mais alguma dúvida acerca do tema, não hesite em deixar nos comentários. Por fim, compartilhe a matéria  com uma pessoa que possa se interessar.

Confira também: Educação financeira: veja 3 sites com cursos on-line gratuitos

Cofrinho: um problema ou um bem?

Muitos mercados sofrem com a falta de troco para os seus clientes, principalmente quando se trata de devolver o valor em moedas. Existe um responsável para que isso aconteça: o cofrinho. Em suma, uma grande parte dos pais ensina aos seus filhos que é necessário guardar dinheiro em algum lugar para que seja usado durante um momento de emergência. E, devido a isso, começam a ensinar sobre independência financeira para as crianças através dos porquinhos. 

No entanto, devido à inflação acumulada que está a 10,74% com os dados liberados até novembro de 2021, quem faz esse tipo de prática está sujeito a perder dinheiro. Supondo, por exemplo, que tivesse deixado parado o valor de R$ 100,00 de novembro de 2020 até novembro de 2021. Neste caso, teria perdido na faixa de R$ 10,7 de poder de compra.

O mais indicado é começar a ensinar os jovens a aplicarem em investimentos que consigam superar a desvalorização do real. Deste modo, terão rendimentos que estão acima e realmente estarão ganhando, tanto em poder aquisitivo quanto em reserva de emergência. 

Leia a seguir: Mercado Bitcoin: segurança e privacidade após atualização da blockchain

Mas, como aplicar?

Existem diversas alternativas para aplicar o dinheiro, auxiliar os mercados (ao não ter todas as moedas em casa) e ter rendimentos que sejam superiores à inflação, como é o caso do Tesouro Direto que tem o desconto de renda regressivo de 22% junto a um rendimento na faixa de 12% ao ano. Outra opção, neste caso, que permite o resgate direto, é o CDB.

Veja ainda: Confira as principais notícias de hoje sobre o Bitcoin (BTC) 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.