Revisado por: (Andreia Eliza, Sara Jerônimo de Araújo)

"O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella)
Apaixonada pelo conhec...

Taxa básica (Selic) entenda o que é e porque ela afeta o seu bolso

Publicidade

...

Taxa básica (Selic) entenda o que é e porque ela afeta o seu bolso - reprodução: Canva

Todos os dias ouvimos falar sobre a taxa básica de juros Selic, mas nem sempre nos atentamos ao impacto que elas têm no nosso dia a dia. Então hoje, domingo, dia 20 de fevereiro de 2022 traremos para você algumas informações sobre a taxa básica (Selic).

O Humor do Mercado trouxe esse artigo hoje explicando o que é e como funciona a tão falada taxa básica de juros, também chamada taxa Selic para que você entenda melhor como ela funciona.

O que é?

A taxa básica de juros, chamada de Selic, é o instrumento mais importante de política monetária do Banco Central,  para o controle das políticas internas e inflação.

Leia também: Taxa Selic vai subir para dois dígitos, afirmam especialistas do mercado

Pois, quando se trata de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras, a Selic tem um impacto direto justamente porque ela incide sobre todas as outras taxas de juros tais como juros de financiamento e empréstimos, por exemplo.

A sigla Selic vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, o que significa que o Banco Central a define, ao operar na emissão dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

A cada 45 dias em encontros a portas fechadas do Copom (Comitê de Política Monetária), a taxa Selic é regulada e isso acontece desde o ano de 1996. Influenciada por fatores como

:
  • Taxa de câmbio.
  • Inflação.
  • Importações/exportações
  • Perspectiva de crescimento econômico do país

Você também pode gostar: Ibovespa fecha próximo à abertura à espera da Selic; Banco Central eleva taxa básica em 1,5 p.p.

Taxa básica (Selic) entenda o que é e porque ela afeta o seu bolso – reprodução Canva

Na prática, funciona da seguinte maneira:

Com a inflação alta, o Copom, através da Selic aumenta os juros. Isso com a intenção de desestimular o consumo. Em contrapartida, com a inflação controlada, o Copom diminui a taxa de juros. Isso com a intenção de estimular a economia dando maior poder de consumo.

Taxa básica (Selic) entenda o que é e porque ela afeta o seu bolso – reprodução Canva

O que são e como funcionam os juros básicos?

A Selic é a taxa que serve de piso para todas as outras taxas praticadas pelo mercado.

Isso porque ela é usada nas aplicações entre os bancos e o Tesouro Nacional através de títulos públicos federais. E também entre os bancos nos cálculos e movimentações entre eles.

Ou seja: O banco pega o dinheiro pagando a taxa Selic para repassar para o consumidor final, definindo o piso de juros, ou juro básico.

E é por isso que a taxa do banco para o cliente é sempre maior que a taxa Selic,  que foi a que o banco pagou ao Tesouro Nacional. O Copom junto ao Banco Central consegue manter a inflação sob controle justamente por esse motivo.

Quanto maior a taxa de juros, menos estímulo para comprar e mais estímulo para poupar, contendo assim a demanda aquecida, já que a taxa de juro básico acaba embutida no valor final dos produtos e bens que adquirimos. Por isso a taxa Selic com suas altas e baixas conseguem impactar tanto no bolso do brasileiro.

Confira também: Empréstimo consignado: saiba as condições e confira seus benefícios

Esperamos que este post tenha te ajudado. Confira também esse vídeo do canal Me Poupe! com mais informações:

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sheila Melo Sabatini Henke: "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella) Apaixonada pelo conhecimento, divido meu tempo entre compartilhar conhecimento e cuidar da minha família.