Revisado por: (Jessica Amanda Bernardo)

"O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella)
Apaixonada pelo conhec...

Rússia x Ucrânia: Como um conflito no leste europeu pode impactar a economia brasileira

Publicidade

...

Rússia x Ucrânia: Como um conflito no Leste Europeu pode impactar a economia - reprodução: Canva

O conflito Rússia x Ucrânia no leste europeu está gerando um impacto direto no mercado financeiro e no cenário econômico. Hoje, 25 de fevereiro de 2022, vamos falar sobre esses impactos na economia brasileira.

De antemão a página Humor Do Mercado

explica como o dólar alto e a Bolsa de Valores despencando vão atingir diretamente o bolso do brasileiro. Quer entender mais sobre o tema?

Leia também: Rússia x OTAN: como a crise na Ucrânia afeta a economia mundial e brasileira

A princípio, a invasão russa em território ucraniano fez o preço do petróleo disparar, chegando a ultrapassar os 100 dólares nessa quinta-feira (24). Em suma, a última vez que o barril de petróleo chegou a esse valor foi no ano de 2014.

Além disso, o dólar também deu um salto de mais de 2% e chegou a marca de R$5,10. E com a busca por segurança em um cenário de guerra declarada, a Ibovespa fechou com queda de 0,81%.

Apesar de esperado, esse cenário de conflito Rússia x Ucrânia pode se intensificar ao longo prazo com a alta dos combustíveis, commodities, inflação, desemprego e, consequentemente, uma recessão (quando o PIB se torna negativo).

O professor do departamento de economia da Universidade de Brasília (UnB), José Luiz Oreiro explica que nos próximos dias veremos uma valorização do dólar e do euro perante outras moedas como o real:

Toda vez que ocorre uma crise internacional, principalmente quando é um conflito bélico, existe uma tendência natural dos investidores mundo a fora de buscarem refúgio no dólar americano, que é a moeda de reserva internacional por excelência

Você também pode gostar: Como a alta da inflação tem mudado o estilo de vida dos brasileiros

Rússia x Ucrânia: explicando a alta dos combustíveis

Sendo assim, com o aumento do dólar em quase 2%, inevitavelmente o combustível segue o mesmo caminho, visto que a política de preços da Petrobrás atrela o preço do combustível a paridade internacional, ou seja, ao dólar. Dessa forma, temos inevitavelmente, um cenário de inflação no Brasil, de acordo com o professor Oreiro.

Além disso, é necessário levar em consideração que a Rússia é a segunda maior exportadora de petróleo. Sendo assim, conforme as sanções comerciais e econômicas que a União Européia e os Estados Unidos poderão tomar com relação ao conflito Rússia x Ucrânia, estamos em um momento de grande instabilidade com relação aos preços que o petróleo pode chegar no mercado internacional.

Russia x Ucrânia: Commodities

Commodities são os bens e produtos de origem primária que são comercializados nas bolsas de mercadorias e valores. Assim, esses produtos possuem grande valor comercial e estratégico, como, por exemplo, a carne, a soja e o minério de ferro.

Dessa forma, todos esses produtos são também atrelados ao dólar e, se a moeda se valoriza, automaticamente o preço das commodities que também estão atreladas a moeda norte-americana, consequentemente vai valorizar. Sendo assim, isso vai refletir diretamente sobre a inflação de alimentos no Brasil, afirma o professor.

Acho muito pouco provável que a inflação de 2022 fique abaixo de 7%

Para finalizar, trouxemos esse vídeo do canal “CNNBrasil”  sobre as últimas notícias do conflito Rússia x Ucrânia no Leste Europeu:

Confira a seguir: Por que a gasolina não para de aumentar? Saiba o motivo e quais as consequências

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sheila Melo Sabatini Henke: "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella) Apaixonada pelo conhecimento, divido meu tempo entre compartilhar conhecimento e cuidar da minha família.