Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Reserva de emergência: o que é, como começar e onde investir?

Publicidade

...

Reserva de emergência: O que é e como começar e onde investir?

Para quem está pensando e quer começar a investir, montar a reserva de emergência é o primeiro passo. Por isso, nesta quarta-feira, 26 de janeiro, você vai aprender tudo sobre, por onde começar e onde aplicar esse dinheiro que é tão importante.

O Humor do Mercado traz informações que vão ser essenciais para todo iniciante no universo das finanças. Inclusive, como escolher a melhor corretora de valores, como fazer transferências, entre outras coisas. Para saber mais, continue acompanhando o nosso conteúdo.

Saiba: duas ações que todos devem investir de acordo com o Primo Rico

O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é uma quantia, que normalmente gira em torno de 6 vezes o valor do custo de vida de uma pessoa. Ela serve principalmente para cobrir eventuais e possíveis emergências que podem surgir em um momento inesperado.

As emergências podem ser consideradas a perda do emprego de um membro da família, o carro que quebra, alguém fica doente, precisar levar o cachorro ao veterinário, e assim por diante. São situações de emergência, e é para isso, esse dinheiro fica destinado.

Confira também: Proteja seu patrimônio! Saiba a importância da diversificação de investimentos

Como fazer a reserva de emergência?

O valor da reserva varia muito de cada estilo de vida. Mas, ela pode partir do princípio de ter o valor de pelo menos 6 vezes o custo de vida. Por exemplo, se o custo de vida de uma pessoa é de R$ 3.000,00, então, a reserva de emergência dela vai ser de R$ 18.000,00.

Esse é o ponto de partida para começar os investimentos. Ao ter a reserva de emergência criada, é possível se tranquilizar quanto a imprevistos e, assim, conseguir investir um dinheiro, que não vai te fazer falta naquele momento, em um curto prazo.

Onde investir o valor guardado?

Embora muitas pessoas prefiram deixar esse dinheiro guardado na poupança, essa já não é uma opção inteligente e nem vantajosa. Existem outras formas e opções para manter esse dinheiro investido de uma forma segura, e rendendo mais do que a poupança.

Assim, toda aplicação que oferece liquidez diária e esteja rendendo acima da taxa Selic, ou mais de 100% do CDI, podem ser opções interessantes para investir. Com isso, a liquidez diária permite que o dinheiro possa ser retirado em qualquer dia: uma função importante para dinheiro de emergência.

O Tesouro Direto sempre foi um dos favoritos para deixar a reserva de emergência, e hoje, como sua rentabilidade tem aumentado, ainda é uma boa opção. Rende mais do que a poupança, e mesmo tendo incidência do Imposto de Renda, o retorno ainda consegue ser maior.

Acompanhe essas dicas que o Primo Rico dá nesse vídeo abaixo:

Leia mais: Descubra agora que tipo de investidor você é antes de começar no mercado financeiro

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.