Previdência privada: descubra o que é e se vale a pena investir

Conheça as vantagens e desvantagens de investir em uma previdência privada

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, sábado, 16 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – Previdência privada está dentre as aplicações mais utilizadas por investidores brasileiros. Simplificadamente, esta categoria de investimento serve como um complemento para aposentadoria da previdência pública, ou seja, a aposentadoria do INSS.

Continua depois da publicidade

Desse modo, a previdência privada é o investimento em que pessoas físicas aplicam seu dinheiro a longo prazo, com foco na aposentadoria. Portanto, o Humor do Mercado trará as suas principais características e o que é necessário para iniciar os investimentos para sua aposentadoria. Isso sem contar unicamente com o benefício previdenciário fornecido pelo governo.

Confira também: Saque do FGTS: atingidos pela calamidade no RJ, poderão sacar o FGTS; saiba como e quando será liberado

Previdência privada descubra o que é e se vale a pena investir (reprodução de imagem de Canva)
Previdência privada descubra o que é e se vale a pena investir (reprodução de imagem de Canva)

O que é previdência privada?

Neste ínterim, este investimento tem relação imediata com o plano financeiro pessoal. E, ainda, ser um complemento do benefício social da aposentadoria pública.

Portanto, não tem relação nenhuma com o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). Apenas possuindo fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em outras palavras, a previdência privada é, em suma, um investimento ao longo prazo. Ou seja, o comum é a pessoa física se utilizar de aportes mensais com a intenção de resgate do dinheiro somente quando tiver a intenção de se aposentar. Ou seja, aplicações mensais durante o período entre 20 e 35 anos, em geral.

Continua depois da publicidade

Leia também: Conta de Luz mais barata: de volta a bandeira verde; saiba quando a tarifas da sua conta diminuirão

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, planos mudam, e esse dinheiro poderá ser utilizado da melhor forma que convier. Não é uma regra, como acontece com a previdência pública.

Desse modo, o investimento em previdência privada é através de fundos. Assim, estes atendem às regras pré-estabelecidas, como, por exemplo, limitação de aplicação em ações e títulos estrangeiros em suas ações.

Quais vantagens e desvantagens?

Atualmente existem muitas facilidades para se investir, principalmente em renda fixa. Assim, muitos investidores optam por eles mesmos montarem sua carteira, sem investir em fundos. Em consequência, muito menos em fundos de previdência privada. Porém, muitos títulos em previdência privada são atrativos. Por exemplo, pelas vantagens abaixo:

  • carga tributária;
  • ser um incentivo a poupar mensalmente;
  • inclusão de um herdeiro, facilitando a sucessão patrimonial.

Ao contrário, as principais desvantagens que especialistas destacam são essas aqui abaixo, veja:

  • baixa rentabilidade;
  • taxas elevadas;
  • sem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Por fim, à título de exemplo, a Caixa tem um plano de previdência privada que, para o início do investimento, tem isenção ao pagamento de taxas e com opções de aportes mensais ou de uma única vez.

Contudo, como complemento, assista este vídeo: “Previdência Privada vale a pena? O que você precisa saber! (Veredito por Nathalia Arcuri)”, do canal Me Poupe!, do YouTube.

Você também vai gostar:Emprego remoto: saiba quais opções de trabalho home office; confira

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies