Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geogr�...

Prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda

Publicidade

...

Prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda -Canva

De antemão, importante saber que os prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda. Ou seja, sem esta declaração os prejuízos podem ser ainda maiores. Neste sábado, 12 de março, aproveite para realizar todos seus cálculos e preparar a sua declaração de Imposto de Renda, que deve ser realizada até o dia 29 de abril.

Quando se está em meio aos prejuízos na Bolsa de Valores, muitas pessoas tendem a esquecer que, ainda assim, as operações devem estar na Declaração de Imposto de Renda Anual. Desse modo, o Humor do Mercado mostrará as principais informações para fazer a sua declaração corretamente.

Você também vai gostar: Imposto de Renda 2022: saiba como baixar e utilizar o aplicativo de declaração do IRPF

Prejuízos devem estar na Declaração de IR

Ao passo que realiza operações na Bolsa de Valores, estas devem estar na declaração, ainda que somente tenha tido prejuízo. Em síntese, a Receita Federal somente olha para os números das notas de corretagem, ou seja, somente para o faturamento.

Dessa forma, para que a Receita Federal entenda que fechou no prejuízo tem que explicar, e isso é feito através da Declaração de IR

. Um erro comum é pensar que só porque não pagou Darf não precisará informar na declaração. Em síntese, para os prejuízos estarem na declaração, deve-se seguir os seguintes passos:
  1. notas de corretagem: diretamente pelo corretora, são enviadas as notas de corretagem de todas as operações realizadas;
  2. movimentações mensais: a cada mês, conforme a categoria do investimento, separe suas operações e faça os cálculos;
  3. preenchimento da declaração: após toda apuração mensal, deve ocorrer a declaração do ano inteiro.

Leia também: Imposto de Renda: descubra como calcular o valor e evitar imprevistos nas finanças em 2022

Consequências de não declarar os prejuízos

Primeiramente, importante destacar que a apuração dos impostos deve ser feita mensalmente, em seguida, serem os dados inseridos na declaração anual. Desse modo, contratar um contador irá facilitar a sua vida.

Como resultado do não cumprimento das exigências da Receita Federal, não será possível compensar os prejuízos nos lucros futuros e, ainda, ter restrições no CPF. Para saber mais, assista este vídeo: “Como abater prejuízo das operações em Bolsa de Valores? | Tributação na Renda Variável”, do Canal Contadora da Bolsa, no YouTube.

Confira também: Imposto de Renda pessoa física 2022: saiba quem tem obrigação de declarar

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.