Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Veja como pagar as dívidas mesmo ganhando pouco ou um salário mínimo

Publicidade

...

Em tempos difíceis, a grande maioria das pessoas acaba passando por dificuldades, e muitas vezes se endividando. Por isso, nesta quinta-feira, 27 de janeiro, trouxemos algumas dicas essenciais para pagar as dívidas, mesmo para quem está ganhando pouco.

Portanto, para saber quais as dicas que o Humor do Mercado trouxe hoje para mudar de atitude e conseguir pagar tudo o que precisa, continue lendo. Além disso, muitas das dicas aqui são voltadas para quem ganha pouco, em torno de um salário mínimo.

Leia mais: Livre-se das dívidas agora! Passos simples que irão te ajudar; Confira

Anote todas as dívidas e os seus valores

O primeiro passo é identificar o tamanho do problema. Verifique os valores com juros, e quais são as dívidas no momento. Faça uma lista e identifique as dívidas menores das maiores e também as que possuem juros maiores.

Cartão de crédito e cheque especial estão sempre no topo da lista de juros mais altos, portanto, essas vão ser um ponto importante para prestar muita atenção. As dívidas menores ajudam a aumentar a nossa motivação. Na hora de pagar as dívidas, isso também precisa ser levado em consideração.

Negociar para pagar as dívidas

A negociação faz parte do processo, e não tenha medo de ter que ligar várias e várias vezes para ver quais as melhores opções. Faça contas e verifique sempre o que se encaixa no seu bolso. No caso das dívidas menores, talvez juntar dinheiro e fazer uma oferta pode ser a melhor opção.

Tudo vai depender do tempo que está com a dívida em aberto. Entretanto, também existe o Feirão Limpa Nome, criado pelo Serasa. Várias empresas que participam, oferecem condições especiais aos clientes. Sempre dê uma olhada por lá antes de tentar uma negociação direta.

Caso a negociação precise ser feita diretamente, avalie quais as melhores opções para a sua situação. Se o ideal para pagar as dívidas é parcelar em muitas vezes para que o valor da parcela seja menor, faça isso. O importante é não desanimar. Dê preferência para as contas que tenham juros mais altos.

Leia mais: Descubra agora que tipo de investidor você é antes de começar no mercado financeiro

Administrar melhor o dinheiro

Depois de negociar para pagar as dívidas, é fundamental aprender e melhorar no quesito administração financeira. Não dá para ficar se endividando constantemente, e por isso, a melhor opção é cortar gastos e aprender a poupar.

Sempre vai haver imprevistos, e por isso é tão importante conseguir controlar o que se ganha e ter uma quantia reservada para emergências. Além disso, sempre é possível fazer renda extra para aumentar o orçamento e ainda, pagar as dívidas mais rapidamente. Veja o vídeo completo da Júlia Mendonça.

Leia mais: Top investimentos mais rentáveis que a poupança para conservadores

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.