Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Orçamento doméstico: veja dicas para se organizar tendo renda variável

Publicidade

...

Orçamento doméstico: Veja Dicas para se organizar tendo renda variável

A organização financeira é fundamental para qualquer pessoa, e uma das formas de ficar longe das dívidas. Sendo assim, neste sábado, 29 de janeiro, trouxemos ideias e dicas de como manter o orçamento doméstico em dia, principalmente para quem possui dificuldades nessa área.

Contudo, existe a possibilidade de não haver um salário fixo, e as pessoas terem uma renda variável em casa. É o caso dos autônomos. Sendo assim, o Humor do Mercado vai te mostrar dicas para conseguir manter e fazer um planejamento financeiro eficiente estando nessas condições.

Leia mais: As principais dicas que vão transformar as suas finanças pessoais; confira

Renda mensal variável

Quem vive de trabalhos picados ou é autônomo e não ganha um salário fixo, normalmente possui mais dificuldades em manter um orçamento doméstico bem planejado. Nessas situações, é preciso ser mais estratégico e, por isso, algumas dicas podem facilitar esse processo.

Defina uma média de renda mensal

Para começar a organizar qualquer orçamento doméstico, é preciso definir um valor médio do que entra. Sendo assim, faça um balanço de todos os ganhos durante o ano e divida por 12 (meses). Esse será o valor médio da renda mensal, que é essencial ser definido para que os próximos passos possam fazer sentido.

Tenha consciência das despesas

Depois de definir a média mensal dos ganhos, fica mais fácil encaixar o valor das despesas nesse limite. Sendo assim, é possível manter o orçamento doméstico, mesmo sem ter uma renda fixa para todos os meses do ano.

Portanto, as despesas devem ser separadas entre as fixas, tudo aquilo que é essencial como aluguel, as contas variáveis como energia elétrica, água, mercado, etc. Além disso, não devem ficar de fora os gastos extras e adicionais

, que podem ser eventuais gastos médicos e com vestuário.

Saiba: livros obrigatórios que qualquer investidor deveria ler para investir melhor

Para garantir o orçamento doméstico tenha uma reserva de emergência

Nunca se sabe o dia de amanhã, e para quem já não possui uma renda fixa mensal e quer manter as contas sob controle, o ideal é ter uma reserva de emergência. Ter um dinheiro para possíveis emergências é o segredo de um orçamento doméstico eficiente.

Alguns meses podem ser piores do que outros em questão de faturamento, e assim, um mês acaba suprindo o outro. Contudo, quando isso acontece, ter essa reserva feita, pode manter a tranquilidade. Portanto, estabeleça uma quantia para poupar todos os meses e começar a fazer a sua reserva.

Dessa maneira, o orçamento doméstico se mantém intacto, mesmo quando for necessário cobrir as despesas da casa. Caso os números comecem a baixar demais, verifique novamente as contas.

Leia também: 8 super dicas para você aumentar seu score em 2022

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.