Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geogr�...

Nome sujo: descubra como consultar se seu nome está negativado e como reativar seu crédito

Publicidade

...

Nome sujo descubra como consultar se seu nome está negativado e como reativar seu crédito / (Canva)

São Paulo, sexta-feira, 25 de março – Ter o nome sujo acontece quando dívidas não foram pagas. Ou seja, quando o devedor tem o CPF com registro em um banco de dados que insere restrição de crédito. Em consequência, a pessoa tem seu crédito no mercado imensamente restrito, causando inúmeros obstáculos no dia a dia.

O Humor do Mercado lhe ajudará a descobrir se está com o seu nome sujo e como pode começar a limpá-lo. E, melhor ainda, realizar todas consultas gratuitamente. Então, caso não tenha as comunicações feitas pelos credores, consulte seu CPF e descubra por onde começar as suas negociações.

Leia também: Score para liberar cartão de crédito; veja quantos pontos você precisa para ter um

Onde consultar se meu nome está sujo?

Os principais órgãos que mantêm registro de inadimplentes, ou seja, que realiza a negativação de CPF são: Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil. Primeiro, saiba que as informações nestes órgãos não são integradas. Desse modo, pode ser que esteja com o nome sujo em um órgão e não esteja em outro.

Portanto, cada órgão disponibiliza meios diferentes para você poder consultar o seu CPF

. Assim, a Serasa disponibiliza os seguintes meios: pelo site da Serasa; pelo aplicativo para celular ou pelo telefone 0800 591 1222. Em seguida, pelos órgãos Boa vista SCPC e SPC Brasil, é possível consultar através dos sites e aplicativos respectivos. Conforme a matéria do mês de março de 2022, do G1.

Confira também: Como acessar o serviço Minha Vida Financeira do Banco Central

Como limpar o nome sujo?

Sobretudo, quando o nome está sujo é praticamente impossível conseguir crédito no mercado. Assim, não conseguirá, por exemplo, parcelar uma compra ou ter um cartão de crédito. Dessa forma, negociar com os seus credores é o primeiro passo para ter mais tranquilidade financeira

.

De pronto, após realizar as consultas nos órgãos de proteção ao crédito, confira se as dívidas inscritas são de fato devidas. Antes de tudo, necessário ficar alerta a todos os golpes que possam acontecer. Ou seja, alguém utilizar os seus dados para realizar, fraudulentamente, compras no mercado.

Confirmando a origem da dívida, deve seguir com a negociação com o credor. Em alguns casos, como, por exemplo, pela Serasa, é possível realizar a negociação diretamente através do site.

Caso não seja possível, deverá entrar em contato diretamente com a empresa credora. Por fim, logo após a formalização do pagamento ou do parcelamento, a empresa deve excluir seu nome dos órgãos de proteção de crédito.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Como limpar seu nome e sair das dívidas (pra sempre) 4 passos poderosos!”, do Canal ‘Me Poupe!’, do YouTube.

Você também vai gostar: Comprar, financiar ou ter carro por assinatura? Descubra qual é o melhor para seu bolso

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.