Não consegue localizar o seu credor? Saiba o que fazer para limpar o seu nome

Todos os anos milhões de dívidas permanecem esquecidas nos cartórios de protestos à espera dos seus donos.

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Salvador, segunda-feira, 11 de abril, por Vivaldo Pereira – Não consegue localizar o seu credor, mas desconfia de que tem uma dívida e precisa saber a quem está devendo? Tem dúvidas sobre a quais instituições deve recorrer? Fique tranquilo, você não está sozinho, você faz parte de um exército de milhões de indivíduos que não fazem a menor ideia da origem das suas dívidas. De fato, para estes, a consulta a seus CNPJs ou CPFs trouxe surpresas com as quais, nem de longe, imaginariam se deparar.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, o Humor do Mercado decidiu ajudar-lhes a destrinchar um transtorno que tem como principal inimigo o tempo. Com efeito, os juros, que podem facilmente beirar os 1000% ao ano, são capazes de transformar uma simples dívida em um pesadelo, literalmente, da noite para o dia. No entanto, saiba que para descobrir a quem está devendo você só precisará solicitar uma Certidão de Protesto em um cartório próximo da sua casa. A partir daí, receberá uma relação com todos os seus credores, além de outros detalhes dos referidos títulos protestados.

Você também pode gostar: Nome sujo impede empréstimo consignado? Confira como proceder

Não consegue localizar o seu credor? Saiba o que fazer para limpar o seu nome - Reprodução: Freepik.com.
Não consegue localizar o seu credor? Saiba o que fazer para limpar o seu nome – Reprodução: Freepik.com.

Não consegue localizar o seu credor, mas deseja regularizar a situação?

Em suma, a Certidão de Protesto é um documento que você obtém em um Cartório de Protestos de Títulos. Só para exemplificar, é lá que são formalizadas todas as suas operações de crédito, ou seja, empréstimos tomados em financeiras, débitos em carnês, cheques pré-datados, etc. Isso sem contar outras modalidades de serviços que contemplem a formalização do reconhecimento da dívida.

Para você

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Logo, se você não consegue localizar o seu credor, mas quer saber o que fazer para limpar o seu nome, basta dirigir-se a uma dessas unidades. Do mesmo modo, você poderá acessar o site da Central Nacional de Protesto (CENPROT), que é o pesquisaprotesto.com.br. A partir daí, você terá todas as informações referentes a possíveis dívidas, além de orientações sobre como proceder para quitá-las.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Quem está com o nome sujo pode não conseguir emprego; confira os possíveis impactos da inadimplência

O que é um Protesto de Títulos?

Resumidamente, o Protesto de Títulos, de acordo com a publicação do tjdft.jus.br, de 17 setembro de 2019, é apenas uma formalização. Trata-se tão somente da formalização jurídica de uma inadimplência sem a necessidade de recorrer aos tribunais. Ou seja, é um ato extrajudicial, criado com o objetivo de dar a mesma segurança de um ato levado aos tribunais, porém de maneira mais rápida e menos burocrática.

No entanto, se quiser saber mais detalhes sobre esse processo de reconhecimento de dívidas por meio dos cartórios de protestos assista a esse vídeo do canal “Advogado William Carvalho”. A partir dessas informações você terá condições, inclusive, de realizar uma excelente negociação dos débitos que encontrou durante a pesquisa.

Leia também: Como saber se meu nome está sujo? Clique aqui e confira se seu nome está negativado

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies