Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)

Paulistana de sangue e mutuense de coração, formada em Direito, com pós-graduação em Regime Geral de Previdência S...

Isenção no imóvel; confira como estão as mudanças no Imposto de Renda

Publicidade

...

Isenção no imóvel; confira como estão as mudanças no Imposto de Renda - reprodução pixabay

Nova Mutum, sábado, 9 de abril, por Rosemeire Silva — Com o advento da Instrução Normativa n.º 2070/2021, que entrou em vigor desde março, as novas regras de isenção no imóvel foram anunciadas no último dia 4 desse mês e com isso passou a valer e tem a chance de beneficiar muitos contribuintes.

Vamos a seguir, no decorrer da matéria que o Humor do Mercado preparou, passar informações quanto as condições antigas e atuais e principalmente como funcionam as regras de isenção de imóvel para a declaração de imposto de renda 2022 ano base 2021.

Confira: Microcrédito da Caixa, Saiba aqui quem tem direito a nova modalidade de empréstimo da Caixa

Isenção no imóvel — regra antiga

Nesse sentido, na regra antiga, o contribuinte era isento de pagar imposto sobre o ganho de capital. Desta forma, o lucro obtido na venda do bem, era apenas para quem usasse os recursos da transação para comprar outro em até 180 dias.

Em outras palavras, a isenção beneficiava aqueles que usavam o valor para a compra de outro imóvel e não para a quitação de financiamento. Com isso, a Instrução Normativa n.º 599 de 2005 passou a não valer mais, visto que teve sua revogação com a vinda das novas regras.

Isenção no imóvel — nova regra

Com a nova regra, segunda a Receita Federal,  a isenção de imóvel ocorre quando houver casos em que o valor da venda for usado para quitar, total ou parcial, no prazo de 180 dias da celebração do contrato, débito remanescente de aquisição

a prazo ou prestação de imóvel já possuído pelo alienante, em território brasileiro. 

Que tal conferir: Como ganhar renda extra todos os meses? Confira esses fundos

Porém, vale a pena lembrar que continua a vedação para aplicação da isenção dos 180 dias, quando se tratar de venda ou aquisição de terreno, bem como aquisição somente de vaga de garagem ou de boxe de estacionamento.

Em conclusão, podemos avaliar ser impossível fugir das obrigações do imposto de renda que é anualmente imposto ao trabalhador e contribuinte. Mas, mesmo assim as legislações ao passo do tempo também apresentam melhorias e benefícios. Adaptando assim com a atual situação quem vivemos.

Quer saber mais sobre o conteúdo publicado em 04/04, basta acessar o site do G1 e ficar por dentro na íntegra do conteúdo. E ainda, caso queira aprender como realizar a declaração do Imposto de Renda, assista nossa sugestão de video do canal, “Faça você mesmo”.

Leia mais: CPF cancelado: por que isso acontece e como resolver? Veja todos os detalhes

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Rosemeire Silva: Paulistana de sangue e mutuense de coração, formada em Direito, com pós-graduação em Regime Geral de Previdência Social - RGPS e Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. Certificada pela APIMEC em Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social - CGRPPS e ISO-9000 em Qualidade de Gestão de Processos e Atendimento, e ainda por último mas não menos importante, estudante de inglês. Coordenadora Previdenciária do RPPS de Nova Mutum desde 2016, mas atuando na área há quase 9 anos e redatora no blog Humor do Mercado. Mãe dedicada, apaixonada por cachorros, praticante da arte suave e milenar chamada Jiu-Jitsu. Amante de uma boa conversa em roda de amigos trocando experiências e aprendizados acompanhado de uma belíssima taca de vinho.