FGTS: saiba quando e como você pode sacar seu fundo de garantia

O FGTS pode ser uma mão na roda na hora do aperto.

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) representa uma segurança financeira em caso de necessidade. Hoje, 08 de novembro de 2021, a equipe do Humor do Mercado apresenta o passo a passo para você realizar o saque do FGTS e as situações em que o saque é liberado. 

Continua depois da publicidade

Todo mês, uma parcela de 8% do salário é armazenada em uma conta da Caixa Econômica Federal. Você consegue realizar o saque em situações específicas, assim como consultar saldo disponível a qualquer momento. Confira a seguir mais informações que irão te ajudar na hora de sacar seu FGTS

Você talvez goste: Você conhece o banco Inter? Conheça mais as suas funcionalidades

Como consultar o saldo disponível do FGTS

O trabalhador tem acesso às informações da sua conta do FGTS e poderá consultá-las a qualquer momento sem dificuldades. Para realizar esta consulta de casa, você deve ter em mãos um celular com acesso à internet. Assim, o primeiro passo é realizar o download do aplicativo CAIXA FGTS.

Após realizar validação do seu acesso, estará disponível para consulta todo o histórico de depósitos e saques, bem como acréscimos de correção monetária. Também, uma opção é que você acesse o site da CAIXA. Pode-se, ainda, ir até uma agência bancária e solicitar esta consulta. 

Quando é possível sacar o Fundo de Garantia

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Como dito anteriormente, o FGTS não pode ser sacado a qualquer momento, pois o objetivo deste fundo é servir como reserva de emergência em casos específicos. Desta forma, a situação mais comum para o saque é a demissão sem justa causa, na qual o trabalhador pode receber todo o valor depositado, acrescido de um valor de 40%, respectivo à multa rescisória.

Em outros casos de rescisão do contrato de trabalho também é possível sacar o valor total do FGTS, porém sem o acréscimo de 40% de multa. Caso a conta fique inativa por mais de três anos, sem depósitos, pode-se realizar o saque do valor. 

Para cada novo registro em carteira, é aberta uma nova conta. Assim, em casos de aposentadoria, você pode solicitar o saque dos valores disponíveis em todas as contas. Além disso, existem casos especiais, nos quais o saque do FGTS é possível, tais como a compra de um imóvel, questões de saúde e emergências pessoais dentro do previsto por lei pelo Governo Federal. 

Leia também: Como Usar O Seu CPF Para Consultar Os Benefícios Ativos Do INSS

Como realizar o saque sem complicações

Só é possível que você realize o saque do FGTS presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Assim, caso você se enquadre dentro de uma das situações, vá a uma agência. Lembre-se de ter em mãos um documento de identificação original com foto, seu CPF, sua carteira de trabalho, seu cartão do cidadão ou comprovante de inscrição no PIS/Pasep. 

Leia a seguir: Aprenda a gerar uma carteira de Bitcoin utilizando o BitAddress

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies