Empréstimo e financiamento: entenda qual a diferença entre os dois

Descubra o que vale mais a pena dependendo do seu objetivo

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Quem precisa e está pensando em pegar dinheiro emprestado, já deve ter pensado nas duas alternativas a de empréstimo e a de financiamento. Contudo, existe uma diferença entre esses dois serviços que precisam estar claras.

Continua depois da publicidade

Essas duas opções de serviços financeiros estão disponíveis tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica. O Humor do Mercado vai explicar em detalhes, qual a diferença entre os dois serviços e como eles funcionam na prática.

Saiba mais: Dólar fecha em queda: R$ 4,84 é o menor valor dos últimos dois anos

O funcionamento de um empréstimo

O empréstimo é o dinheiro solicitado que é liberado de forma mais rápida. É uma forma de crédito bastante popular, que pode ser contratada sempre que for necessário dinheiro. O dinheiro que o cidadão pega emprestado pode ser usado de qualquer maneira, desde que ele pague depois.

Contudo, não há qualquer necessidade de prestar contas ou explicar para o que será o destino do dinheiro, apenas como ele será quitado. A Instituição financeira que realiza o serviço, determina as formas como o pagamento será feito, e cobra juros sobre as parcelas.

O funcionamento do financiamento

Entretanto, o financiamento funciona como um recurso para um meio. Sendo assim, as instituições financeiras o oferecem com regras diferentes do empréstimo. Nesse caso, precisa informar para que vai o destino do dinheiro.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Se para comprar um carro, para comprar um imóvel, para reforma, etc. Mas precisa informar o destino da quantia financiada. Além disso, os pagamentos também precisam ser feitos da mesma maneira, caso contrário pode-se perder o bem adquirido.

Entenda mais sobre o assunto: Na Rússia, bolsa de valores reabre após quase um mês fechada. Confira

Vantagem dos serviços de empréstimo e financiamento

Cada um dos serviços tem seus prós e contras. Contudo, de acordo com o Agibank, é necessário entender para que se quer o dinheiro. Sendo assim, tanto o empréstimo quanto o financiamento, precisam ter um objetivo.

Tendo isso em mente, fica mais fácil determinar qual deles pode ser melhor. Em se tratando das taxas de juros ou prazos para pagamento, os dois podem ser diferentes. Além disso, também variam de acordo com as instituições.

Quem optar por escolher o financiamento, precisa se lembrar de que pode perder o bem, caso não consiga quitar as parcelas. Entretanto, os juros desse tipo de serviço, costumam ser menores. Já no caso do empréstimo, existe uma liberdade maior, mas que também custa mais caro. Sendo assim, é preciso colocar isso em consideração na hora de decidir o que escolher. O Canal do Serasa Ensina, mostra na prática a diferença entre os dois serviços.

Confira: Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura tem nova edição. Confira os detalhes

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies