Em 30 dias encerra-se o prazo para a entrega da declaração do Imposto de renda 2022; saiba como fazer a sua declaração

O prazo final para a entrega da declaração é às 23h59 de 29 de abril de 2022

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Salvador, quinta-feira, 31 de março, por Vivaldo Pereira – Estamos chegando ao final do prazo determinado pelo governo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Com efeito, é hora daquela tradicional “corrida contra o tempo” para prestar contas com o Leão. Além disso, é hora, também, de averiguar algumas inconsistências ou omissões que você ainda possa corrigir.

Continua depois da publicidade

Em síntese, você só terá que baixar o programa oficial para o preenchimento do documento completo. No entanto, nós, do Humor do Mercado, recomendamos que, caso tenha um cópia da declaração do ano passado, utilize-a para a declaração desse ano. De fato, essa será uma maneira de economizar tempo e evitar a já tradicional dor de cabeça na hora de declarar.

Leia também: Como declarar criptomoedas no imposto de renda 2022? Confira o passo a passo

 Em 30 dias encerra-se o prazo para a entrega da declaração do Imposto de renda 2022. - Reprodução: Commons.wikimedia.org
Em 30 dias encerra-se o prazo para a entrega da declaração do Imposto de renda 2022. – Reprodução: Commons.wikimedia.org.

As peculiaridades da declaração do Imposto de renda 2022

Em suma, para a declaração do Imposto de Renda 2022 você deverá ter em mãos os seus principais documentos. Em resumo, estamos falando do CPF, Título de Eleitor, RG, local de residência e dados da sua profissão. Além destes, exige-se também os documentos do seu cônjuge, caso queira fazer a declaração conjuntamente.

Paralelamente a isso, prepare-se para informar o CPF dos seus dependentes, dos que você concede pensão, e até mesmo dos bebês e crianças sob sua dependência. E caso alguns deles não possuam o documento, aproveite para solicitá-lo em um cartório civil. Ou faça essa solicitação em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou no site da Receita Federal.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar: O que acontece caso você não declare o seu imposto de renda? Descubra na nossa matéria

Outros documentos

Concomitantemente a isso, conforme apurado na matéria do site economia.uol.com, de 29 de março, recomendamos que você prepare-se, também, para ter em mãos talvez o documento mais importante. Trata-se do seu “informe de rendimentos”, um documento que você obterá da empresa onde trabalhou ou trabalha.

Ademais, tenha em mãos, também, os comprovantes de renda do seu cônjuge, filhos e demais dependentes – caso sejam trabalhadores e façam a declaração em conjunto com você. Além disso, providencie informes relativos à sua demissão (se for o caso), documentos do INSS (se for aposentado) e recibos de serviços adquiridos.

Nesse último caso, são recibos de despesas com dentista, educação, médicos, compra e venda de carro ou imóvel, etc. Além de outras informações que comprovem as suas receitas e despesas ao longo do ano passado.

Outras informações sobre a declaração do Imposto de Renda 2022 você terá no vídeo abaixo, do canal “Jobson Medeiros”. E fique esperto! Não perca o prazo para prestar contas com o Leão.

Saiba mais: Venda de veículo: veja como fazer a declaração no Imposto de Renda

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies