Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Diversificar os investimentos: veja como montar uma carteira efetiva

Publicidade

...

Diversificar os investimentos: Veja como montar uma carteira efetiva

Saber como diversificar os investimentos é a regra número 1 de todo investidor. Afinal de contas, não se coloca os ovos todos na mesma cesta. Nesta terça-feira, 01 de fevereiro, você vai aprender a melhor maneira de fazer isso a garantir uma boa rentabilidade.

A diversificação das aplicações é fundamental para minimizar as perdas. Além disso, também é uma boa forma de garantir uma boa rentabilidade no longo e médio prazo. O Humor do Mercado vai te mostrar como isso funciona na prática.

Da mesma forma, leia: Entenda sobre a alta da inflação no Brasil.

Tenha em mente o seu objetivo

Antes de pensar em como irá diversificar os investimentos, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos com esses investimentos. O ato da diversificação serve para aumentar o patrimônio, mas todo investidor possui objetivos.

Ter uma carteira diversificada, ajuda a proteger esse patrimônio no médio e longo prazo. Além disso, você evita que os investimentos estejam sujeitos ao mesmo risco. Quando estão em um só tipo de aplicação, isso pode acontecer. Por isso, a importância de buscar oportunidades novas.

O que é diversificar os investimentos?

Para entender melhor do que se trata esse termo, é preciso considerar que existem tipos de investimentos diferentes. Sendo assim, diversificar diz respeito a investir o dinheiro em ativos deferentes no mercado.

Seja mesclando entre a renda fixa ou variável, ou optando por classificações diferentes de aplicações, como ela é feita, não importa. O importante é que exista a diversificação para garantir a segurança da rentabilidade e dos investimentos, minimizando os riscos.

Leia também: Justin Bieber compra NFT de imagem de um macaco por U$1,29 milhões

Vantagens de diversificar os investimentos

Para entender melhor a tranquilidade de criar uma carteira e um portfólio diversificado, entenda quais são as vantagens dessa técnica. Em primeiro lugar vem a redução dos riscos. Quando se diversifica os investimentos, caso um indexador cair ou se desvalorizar, você perde apenas um e não todo o seu patrimônio, se ele estivesse todo aplicado ali.

Contudo, a potencialização dos ganhos também se torna uma das vantagens em diversificar os investimentos. Quando se faz várias aplicações em ativos diferentes, as chances de ter uma rentabilidade maior aumenta. Sendo assim, o retorno da carteira em si, acaba sendo mais elevado.

Portanto, vale ressaltar que muitos profissionais, e até day traders e profissionais da área, fazem essa diversificação. Essa é uma maneira de equilibrar os investimentos, e com isso, garantir o crescimento do patrimônio no longo prazo.

Leia também: Conheça as 5 ações para investir com até R$ 3 reais e com grande potencial

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.