Revisado por: (Andreia Eliza)

Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Psicologia Empresarial, posso me declarar, acima de tudo, como...

Proteja seu patrimônio! Saiba a importância da diversificação de investimentos

Publicidade

...

Aprenda a fazer diversificação de investimentos

Nesta matéria, em 22 de janeiro de 2022, iremos falar sobre a diversificação de investimentos e como é fundamental para quem deseja aumentar os seus lucros. Ainda, abordaremos também algumas categorias de investimentos, para quem deseja começar a investir.

Assim, com o Humor de Mercado, é possível entender qual a categoria de perfil do investidor que você se encontra (conservador, moderado ou arrojado). Assim, é possível saber trabalhar o seu dinheiro, conforme os perfis e objetivos traçados, começando a diversificar a sua carteira.

Top investimentos mais rentáveis que a poupança para conservadores

Qual a importância da diversificação de investimentos?

Diversificar investimentos significa dividir o seu dinheiro entre diferentes modalidades de aplicações, sejam de renda fixa ou variável. A esta diversificação é o que chamamos Teoria da Carteira. Este termo surgiu na década de 50, com o economista Harry Markowitz, que comprovou a importância de variar os seus investimentos em diversas modalidades.

Dessa forma, ficou comprovado que o lucro obtido, quando há uma diversificação de investimentos, é maior. Além disso, há também uma redução de riscos. Já que você não irá aplicar todo o seu capital em único investimento.

Portanto, é fundamental que, antes de qualquer coisa, se conheça o seu perfil de investidor e o risco que envolve cada uma das carteiras, entendendo também as variações do mercado. Por isso, caso ainda não saiba o seu perfil ou deseja saber mais sobre o assunto, a matéria abaixo vai ajudar a traçar o seu estilo de forma correta e descobrir o seu tipo de investidor.

Descubra agora que tipo de investidor você é antes de começar no mercado financeiro

Perfis de investidor e dicas de diversificação de investimentos

Apesar dos investimentos terem a possibilidade de serem feitos diretamente em sites ou aplicativos de bancos ou corretoras, muitas pessoas têm dúvidas sobre como começar a investir. E as principais dúvidas são: quais modalidades de investimentos devo seguir? Quanto de capital devo colocar em cada carteira? Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de como começar a fazer essa diversificação de investimentos, conforme o perfil de cada pessoa.

Perfil conservador

O perfil conservador é daquele que prefere que os riscos envolvendo seus investimentos sejam mínimos. De forma geral, pessoas com este perfil estão saindo de investimentos, como a poupança, e ainda não desejam se expor a grandes riscos.

Com base nisso, a diversificação de investimentos do perfil conservador, deve dar preferência para negócios de renda fixa. Contudo, é possível alternar os investimentos entre eles. Por exemplo:

  • 40% em CDB;
  • 20% em Tesouro IPCA;
  • 40% em Tesouro Selic.

Perfil moderado

O investidor com perfil moderado busca maiores lucros, mas dentro de um risco médio. Assim, o indicado é misturar as carteiras de investimentos de rendas fixas com as variáveis e, aumentando gradualmente as rendas variáveis. Por exemplo:

  • 80% em renda fixa, como Tesouro Direto e CDB;
  • 20% em renda variável, como fundos imobiliários e fundos multimercados.

Perfil arrojado

O perfil arrojado é para quem deseja maiores lucros e em um prazo curto, estando disposto a assumir os riscos de uma carteira de investimentos de renda variável. Isso porque este modelo de investimento é o que oferece maiores lucros.

Deste modo, como deseja maior lucro, aplica-se a maior parte em renda variável, deixando uma pequena parte para investimentos de renda fixa e com prazos de resgates mais curtos. Você pode ainda alternar essas quantidades, conforme as variações do mercado. Por exemplo:

  • 30% (ou menos) em renda fixa, como debêntures, CDB e CRA;
  • 70% (ou mais) em renda variável, com cerca de 15 ativos diferentes, entre ações, opções, fundos imobiliários e cambiais, por exemplo.

3 melhores investimentos que você pode fazer com menos de 100 reais

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Thays de Souza Silva: Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Psicologia Empresarial, posso me declarar, acima de tudo, como uma pessoa que adora estudar. Atuo na área pública já fazem 12 anos e este foi um caminho que proporcionou muitas oportunidades. Sou paulistana nata e mesmo com todos os defeitos, tenho muito orgulho desta cidade. Amante de bons filmes, séries, livros e música, que ao meu ver, são necessários para a nossa alma.