Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Dinheiro esquecido: milhões estão disponíveis para alguns trabalhadores

Publicidade

...

Dinheiro esquecido: milhões estão disponíveis para alguns trabalhadores - Reprodução: Pixabay

Existe uma quantia enorme de dinheiro esquecido em bancos que pertencem a alguns trabalhadores que podem ser sacados de acordo com um calendário divulgado. Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, já é possível consultar no portal para saber se você tem algo a receber ou não.

Essa notícia saiu recentemente e chamou a atenção de muitas pessoas, com a possibilidade de receber algum dinheiro esquecido. O Humor do Mercado vai explicar os motivos para isso ter acontecido e como é possível consultar esses valores.

Veja também: Os sete inimigos sucesso financeiro: conheça cada um deles e saiba como evitá-los

PIS/PASEP retroativo

Alguns trabalhadores estão com o benefício atrasado, sendo assim, o Ministério do Trabalho junto com a Previdência Social divulgou que vai fazer o pagamento retroativo do abono salarial. O pagamento diz respeito ao ano de 2019, que deixou o dinheiro esquecido de pelo menos 320 mil trabalhadores.

Esse dinheiro se encontra parado devido ao fato de que esses trabalhadores não foram sacar o abono, e então, esse valor ficou parado nas contas. Para saber quem tem direito, precisa estar dentro das regras de PIS/PASEP.

Cotas

Além disso, e o abono salarial tradicional, também existem cotas dos fundos dos benefícios de PIS/PASEP que precisam ser pagos. São mais de R$ 23 bilhões em dinheiro esquecido que está parado e pertence a servidores públicos e trabalhadores que exerceram atividades entre os anos de 1970 e 1988.

Veja mais: Bitcoin em queda: você deveria investir ou fugir das criptomoedas? Entenda

Dinheiro esquecido nos bancos

Entretanto, existe uma enorme quantidade de pessoas que pode ter direito a recebe esse dinheiro esquecido, por outros motivos. Existem pessoas que possuem contas em bancos e nem se lembram

. Por isso, o Banco Central permite que a consulta seja feita em várias instituições para descobrir se esse é o caso ou não.

Mas, para consultar é preciso ter os dados pessoais em mãos, e acessar o site oficial para fazer a pesquisa. /contudo, caso seja pessoa física, informar o CPF e data de nascimento, e se for pessoa jurídica informar o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Valores do dinheiro esquecido

Como cada caso é um caso, esse dinheiro esquecido também pode estar relacionado com saques de FGTS que não foram sacados, ou até mesmo restituição de Imposto de Renda. Portanto, cada caso possui um valor diferente.

Qualquer um desses valores, caso esteja disponível para o cidadão, precisa levar em consideração o calendário de pagamento. Portanto, é preciso ficar de olho com as datas liberadas pela Caixa Econômica Federal.

Confira: Criptomoedas: é possível fazer um empréstimo com elas? Entenda como funciona e os prazos

 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.