Declaração de Imposto de Renda: como fazer para evitar possíveis erros, descubra aqui

Veja como evitar possíveis problemas na hora de fazer a declaração para a Receita Federal

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque, quarta-feira, 16 de março – Muitas pessoas que estão dando andamento para fazer a declaração de imposto de renda, precisam prestar muita atenção para não errar em nada. Segundo publicação deste mês no Portal G1, “a expectativa da Receita Federal é de receber 34,1 milhões de declarações neste ano”.

Continua depois da publicidade

No momento de fazer a declaração, grande parte dos brasileiros esperam por uma restituição, mas quando isso não acontece, pode ser necessário refazer a declaração ou prestar contas diretamente ao Fisco. O Humor do Mercado traz dicas para facilitar esse processo para não errar durante a declaração.

Leia também: Quais os maiores salários do mundo do futebol? Veja aqui top 5

Declaração de Imposto de Renda: antecipação em juntar documentos

Uma das primeiras dicas é se antecipar na hora de fazer a declaração de imposto de renda. Quando antes começar a separar a documentação necessária como notas fiscais de gastos e de rendimentos, melhor será.

O mais importante para não ter problemas é ser o mais transparente possível e informar com veracidade, todos os gastos realizados, assim como todos os ganhos. Além disso, para se ter uma ideia, o que mais costuma dar problema sobre os rendimentos, são receitas relacionadas a aluguel ou venda de imóveis. Fique atento a esses itens.

Exija notas fiscais

Esse é um ponto importante a se tomar cuidado. Contudo, para declarar todas as deduções e todos os gastos que você tiver ao longo do ano, é essencial pedir nota fiscal de tudo o que for comprado ou usado. Incluindo serviços de educação e saúde.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Sem as notas fiscais, você não tem como comprovar esses gastos e aí declarar e pedir dedução fiscal, vai ficar mais difícil. Portanto, ter esses documentos em mãos, é fundamental para não correr o risco de errar na declaração de imposto de renda e cair na malha fina.

Você também pode gostar: Ação da CPFL é uma favorita para se proteger das eleições segundo Safra.

Declaração pré-preenchida

Atualmente, a Receita Federal está liberando uma declaração pré-preenchida para que o contribuinte consiga fazer a declaração de imposto de renda de forma mais facilitada. Portanto, nesse caso, o formulário recebido já vem praticamente pronto, incluindo declarações de médicos, imobiliárias, e instituições bancárias.

Sendo assim é preciso apenas conferir os valores e o processo é feito todo virtualmente, pelo sistema. Contudo, quem possui certificação digital, pode fazer a declaração através do portal do Governo Federal, para quem tem contas do tipo prata ou ouro.

Ainda assim, o declarante precisa ter muita atenção na hora de preencher as informações e principalmente confirmar tudo antes de enviar os dados. Mas, se houver alguma divergência, elas devem ser ajustadas antes e o comprovante deve ser guardado para possíveis futuros esclarecimentos ao Fisco. Neste vídeo do canal Me Poupe, a Nathalia Arcuri mostra 8 erros comuns na hora de fazer a declaração, acompanhe.

Você vai ver as mudanças no empréstimo consignado para 2022. Conheça todos os detalhes

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies