Contabilidade social e seus efeitos na economia; saiba como funciona

Contabilidade social é um ramo da área contábil

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nova Mutum, segunda-feira, 11 de abril, por Rosemeire Silva — A contabilidade social ou também conhecida como contabilidade nacional, é um dos pontos mais importantes para análise do desenvolvimento da economia. Isto é, ela reúne informações e dados que possibilita a demonstração econômica de uma determinada região.

Continua depois da publicidade

Que tal conhecer melhor esse ramo da área contábil e entender como ela pode refletir no desenvolvimento da economia do nosso país! Assim sendo, a equipe de redatores do Humor do Mercado pesquisou sobre o assunto e preparou uma matéria especial para seu leitor.

Contabilidade Social — Como funciona

A saber, a contabilidade social, tem como principal foco organizar, estudar e analisar o desenvolvimento de determinada região, ou até mesmo do país como todo. Contudo, a contabilidade social classifica a variedade de agentes, bem como os fluxos econômicos e os estoques de ativos e passivos de categorias essências que possibilitam de forma completa o funcionamento da economia.

Veja: Restrição no SPC e na Serasa caduca? Saiba o que existe de verdade e de mentira sobre esse assunto

Nesse ínterim, mensura os principais agregados da macroeconomia. Em outras palavras, reúne os ramos do mercado de bens e serviços, mercado do trabalho, divisas, títulos e monetários. Vejamos abaixo o que cada um trata:

  • Mercado de bens e serviços — determina o nível de produção agregada e nível de preços
  • Do trabalho — admite a existência de um categoria de mão-de-obra, determinando a taxa de salários e o nível de emprego;
  • De divisas — depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro;
  • De títulos — analisa os agentes econômicos superavitários e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda;
  • Monetário — analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Contabilidade Social — Quais seus efeitos na economia

Ao passo que a economia de um grupo ou até mesmo de um país precisa ser previamente estudada para haver o planejamento e por consequência a sua execução e tratamento equilibrado para compor bons resultados, a contabilidade social traz isso como desfecho.

Com efeito, a contabilidade social causa grande efeito na economia, quando falamos de desenvolvimento da sustentabilidade, bem-estar da sociedade por suas organizações, bem como na comunidade e ainda uma melhor visibilidade do mercado. Sob o mesmo ponto de vista, teremos a sua contabilização sistemática com indicadores que demonstram o desenvolvimento, a distribuição de renda e qualidade de vida de uma determinada região.

Leia mais: Enem 2022; como solicitar isenção da taxa de inscrição; confira aqui

Em síntese, é uma área da contabilidade que deve ser tratada com um olhar diferenciado. Visto que envolve cada movimento diário da economia na totalidade, por isso pode ajudar e diferenciar em um bom corpo de resultado para nosso país.

Em conclusão, assista nossa dica de video do canal Grundisse e ainda leia mais sobre esse conteúdo diretamente no site da Wikepédia, o qual teve sua última atualização em 5 de julho de 2021. Confira!

Talvez tenha interesse: Quanto custa para viajar para o Uruguai? Veja uma estimativa de preços de hotel, alimentação e passagem aérea

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies