Revisado por: (Andreia Eliza)

Jovem entusiasmado com as possibilidades que a liberdade financeira pode oferecer e prioriza sempre saídas inteligentes...

Construir riqueza: uma ideia aparentemente simples, porém, nada fácil

Publicidade

...

uma reflexão sobre como construir riqueza, mesmo que não seja nada fácil.

Os seres humanos são bem complexos. Ou seja, alguns são altamente lógicos, alguns são emocionais. Contudo, a maioria cai em algum lugar no meio disso. Raramente tomamos decisões com base em escolhas racionais. Ao invés disso, escolhemos o que nos faz felizes em curto prazo. Entretanto, para aqueles que costumam tomar decisões financeiras com base na emoção, pode ser difícil mudar as coisas. Na matéria desta sexta-feira, 28 de janeiro, iremos te apresentar uma reflexão sobre como construir riqueza, mesmo que não seja nada fácil.

Sendo assim, esses conselhos vão te ajudar no seu dia a dia, além de apresentar novas formas de encarar situações rotineiras. Logo, o Humor do Mercado espera mudar sua mentalidade e sua postura.

Confira: Reserva de emergência

Construir riqueza: simples, nada fácil

Primeiramente, falar que construir riqueza é fácil e garantir “que nem todo mundo faz o que deve” é como dizer que correr a maratona é fácil. Então, por que todo mundo não pode correr uma? A maioria de nós entende como se preparar para uma maratona — comer bem e correr muito — mas poucos têm dedicação e força mental para completar uma. No entanto, com um pouco de disciplina e trabalho duro, a maioria das pessoas pode completar uma corrida de 10 quilômetros.

Igualmente, é o mesmo com o dinheiro. É fácil dizer: “Para construir riqueza, você deve gastar menos do que ganha”, mas, fazer isso é outra história. Especialmente no longo prazo. De certo modo, construir riqueza é mais difícil do que correr a maratona. Treinar e completar a maratona leva meses. Se dedicar a um plano financeiro racional é um processo de vida.

Logo, se as finanças pessoais fossem realmente tão simples quanto fazem parecer, todo mundo seria rico. No entanto, é de comum conhecimento que não funciona assim. Dessa forma, é muito importante qualquer vitória financeira, mesmo que, seja pequena.

Você também pode curtir: Afiliado hotmart

A máxima é “faça o que funciona para você”. Algumas pessoas conseguem ter sucesso pagando primeiro uma dívida com juros altos. Mas, algumas pessoas só conseguiram ter sucesso com outra abordagem. Contudo, acreditamos que qualquer método que realmente te ajude a atingir suas metas é melhor que nada.

A ideia de construir riqueza pode ser simples na teoria, mas isso não quer dizer que sejam fáceis. Até porque é preciso muito trabalho duro (e um pouco de sorte) para se livrar das dívidas altas. Não é rápido e nem um pouco fácil.

Uma reflexão sobre construir riqueza

Se você colocar isso como missão pessoal, aumentar sua renda, evitar gastos fúteis, evitar altos juros, naturalmente vai pagar suas dívidas. Porém, você desenvolverá uma habilidade que a maioria das pessoas não tem: a inteligência financeira.

Nota-se que muitas pessoas se sentem perdidas após se livrarem das dívidas. O pagamento da dívida deu-lhes um propósito, e agora o propósito acabou. Como resultado, eles perdem a direção financeira. Em resumo, é como uma dieta para perder peso, ao invés de uma mudança de estilo de vida.

Dessa forma, se você está perseguindo outros objetivos e intencionalmente quer construir riqueza e bons hábitos, você vai se livrar das dívidas. Algumas dessas dicas vieram do vídeo abaixo, além de outros tópicos interessantes. Desse modo, caso tenha interesse em se aprofundar em temas financeiros, acesse o canal do Wendell Carvalho.

Veja também: O que são NFTS

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Efferson Oliveira: Jovem entusiasmado com as possibilidades que a liberdade financeira pode oferecer e prioriza sempre saídas inteligentes às atitudes comuns. Originário de Salvador-BA, trabalhei por muitos anos como servidor público e detive raízes na minha terra. Criativo, comunicativo, convicto e esperançoso. Esse sou eu!