Como utilizar a declaração do imposto de renda pré-preenchida? Veja como é simples e rápido

2022 está com uma novidade que pode facilitar muito a vida dos brasileiros

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, sexta-feira, 18 de março – A declaração do imposto de renda de 2022 está com uma novidade que pode facilitar muito a vida dos brasileiros. A Receita Federal já liberou essa nova ferramenta e você já pode utilizá-la.

Continua depois da publicidade

A declaração pré-preenchida do imposto de renda, que o governo federal lançou no dia 14 de março, traz inúmeros benefícios. Nos anos anteriores, apenas os usuários com certificado digital podiam ter acesso à ferramenta, mas agora está aberta a todo o público. Confira como utilizá-la aqui, no Humor do Mercado.

Confira: empréstimo PicPay, veja suas vantagens e o passo a passo para solicitá-lo em 2022

Declaração do imposto de renda pré-preenchida

Em 2021, apenas as pessoas com certificados digitais tiveram acesso a uma ferramenta que agiliza os cálculos do imposto de renda. No início do ano, a Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida estaria disponível para todos no dia 15 de março. No entanto, antecipando o lançamento, a função ficou disponível um dia antes, de acordo com uma matéria da equipe de finanças publicada no portal do Yahoo, em março de 2022.

Como utilizar a declaração do imposto de renda pré-preenchida? Veja como é simples e rápido
Como utilizar a declaração do imposto de renda pré-preenchida? Veja como é simples e rápido / Créditos de imagem freepik

Assim, é natural que apareça a dúvida sobre como utilizar esse software para acelerar o processo da declaração, visto que se trata de uma novidade para a maioria dos contribuintes. Além disso, a grande diferença é que, agora, bancos e outras instituições vão fornecer diversos dados e informações sobre o cidadão.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Leia também: imposto de renda, descubra como calcular o valor e evitar imprevistos nas finanças em 2022

Dessa maneira, quando se escolhe a declaração pré-preenchida, vários dados são preenchidos de forma automática. Essas informações são da Receita Federal, mas o órgão alerta que, mesmo assim, é necessário ficar atento para conferir se os dados estão de acordo com a realidade, já que são de responsabilidade do cidadão.

Como usar a ferramenta

Em primeiro lugar, é preciso ter uma conta no gov.br que esteja entre os níveis, prata ou ouro. Então, entre com o e-mail e senha cadastrados e continue para a área de declaração de imposto de renda. É possível acessá-la pelo app Meu Imposto de Renda ou pelo portal e-CAC.

Em seguida, é só escolher o modo ‘’Declaração pré-preenchida’’ que, em geral, fica próximo do botão ‘’Iniciar Declaração em Branco’’. Assim, a ferramenta pode trazer mais agilidade e tornar a declaração de 2022 mais simples e prática. Lembre-se, fique atento às informações pré-preenchidas caso apareça qualquer diferença.

Dessa forma, podemos ver, como é muito fácil e rápido utilizar a declaração pré-preenchida, que otimiza o tempo dos contribuintes. Para mais informações, entre no site oficial da Receita Federal e tire suas dúvidas sobre as funcionalidades da ferramenta ou possíveis divergências nos dados fornecidos pelas empresas. Veja o vídeo, “Imposto de renda 2022: confira o passo a passo para fazer a declaração”, esse é um vídeo do canal “Jornal O Globo”, do YouTube.

Confira: como organizar a sua vida financeira, veja como diminuir as dívidas em 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies