Como é constituído o orçamento do governo? entenda aqui como funciona o orçamento da união

Publicidade

...

Como é constituído o orçamento do governo reprodução - Canva

Antes de tudo, você sabe como o governo constitui o seu orçamento? Qual o caminho o dinheiro faz para chegar até a União? É isso que eu irei mostra aqui no post de hoje, 19 de fevereiro de 2022.

Dessa forma, hoje o Humor do mercado irá trazer para você como o governo constitui todo seu orçamento e quais os impostos constituem em nosso país.

Leia também Taxa Selic vai subir para Oi dígitos, afirmam especialistas do mercado

Primeiramente o caminho do seu bolso até o governo

Como é constituído o orçamento do governo- Pixabay

A princípio no Brasil são vários os impostos que constituem o orçamento da união, nesse sentido o sistema tributário brasileiro é, ao mesmo tempo, uns dos mais complexos do mundo, afetando diretamente a vida dos cidadãos.

Ou seja, são justamente esses tributos que fazer  a máquina pública funciona, com eles o governo arrecadar recursos para poder oferecer os serviços públicos.

Atualmente no Brasil os impostos incidem principalmente sobre serviços, mercadorias e renda, os tributos de serviços e mercadorias acaba afetando imediatamente toda a cadeia de produção,  sobretudo o consumidor final, com alta dos preços.

Isso porque para as empresas os altos impostos são um verdadeiro problema, pois como resultado elas não conseguem competir nem no mercado interno e no externo.

Veja também Veja como declarar LCA e poupança no Imposto de Renda em 2022

Quais são os impostos

Como é constituído o orçamento do governo reprodução – Canva

Enfim, como já se sabe são vários os impostos cobrados pelo governo no Brasil,e eles são cobrados tanto nas esferas municipal, estadual e federal, nesse sentido, os tributos cobrados são:

Municipal

 ISS; imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza  É um imposto municipal, que  incide principalmente sobre serviços, é pago por empresas ou profissionais autônomos que prestam serviços tributáveis.

Estaduais

ICMS; imposto sobre circulação de mercadorias, é cobrado pelos Estados sobre serviços e circulação de mercadorias e incidem sobretudo na maior parte das vezes  trasportes e comunicação.

IPVA; imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também é cobrado pelos Estados bem como o ICMS, e, todavia, deve ser pago pelo proprietário do veículo anualmente.

Federal

IR; imposto de renda, incidem sobre os ganhos de pessoa física, jurídica e também de rendas retidas na fonte e é cobrado pelo governo federal.

IPI; impostos sobre produtos industrializados,  incidem sobre produtos industrializados, e a alíquota pode chegar de 0 a 300 por cento.

PIS/CONFINS; contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é cobrado com base na receita bruta das empresas, e quem tem MEI não precisa pagar O Imposto.

Como o governo gasta?

De antemão o governo arrecada recursos para seu orçamento que nesse ano tem a previsão de ser de 4,7 trilhões de reais.

Nesse interim os principais gastos do governo são com:

  • refinanciamento da dívida;
  • previdência;
  • pessoal;
  • juros da dívida;
  • amortização da dívida;
  • auxílio Brasil;
  • emendas;
  • fundo eleitoral.

E, em suma, demais gastos como saúde, educação, segurança, etc.

Logo esses são os principais gastos do governo em relação à arrecadação, e ainda temos os repasses para os ministérios.

Quanto de imposto pagamos

Anteriormente foi dito que os tributos incidem diretamente sobre produtos e serviços, fazendo desse modo que os preços das mercadorias fiquem com preços elevados afetando o bolso do consumidor

A exemplo, um quilo de acém  tem cerca de 21,25% de imposto, já uma camiseta chega a ter 27,25%, e um carro popular 38%. Além disso, quem ganha 4 mil de salário paga 14% de tributos, e quem ganha 5 mil reais paga 18%.

Por fim vemos como os impostos afetam diretamente a nossa vida e nosso bolso e inegavelmente também tem como resultado um alto custo de produtos e serviços.

Você também pode gostar Confira os 3 melhores investimentos de baixo risco para 2022 com rendimento maior que a poupança.

Nesse vídeo do canal BRS explicar podemos ver como o governo arrecadar e gastam o dinheiro do contribuinte.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.