Revisado por: (Andreia Eliza)

Cauê Martins, um jovem que está disposto a ter novos conhecimentos na vida, buscando sempre oportunidades para aplicar...

CDI: saiba do que se trata e no que afeta em seus investimentos

Publicidade

...

CDI saiba o do que se trata e no que afeta em seus investimentos - reprodução do site Canva

Ao entrar no mundo dos investimentos, é muito provável que tenha se deparado com a sigla CDI. No entanto, grande parte das pessoas não tem noção do que significa e como isso pode afetar os investimentos. Dessa forma, neste domingo, 23 de janeiro, você entenderá de uma vez por todas o que é CDI e no que pode afetar.

Saber disso é muito bom para aqueles que estão iniciando nos investimentos, principalmente na renda fixa. Então, se você gosta de conteúdos como esse, para te ensinar sobre o mercado financeiro, fique ligado no Humor do Mercado. Frequentemente novos conteúdos são publicados para ajudar no mundo das finanças. 

As principais dicas que vão transformar as suas finanças pessoais; confira

O que é CDI

Essa é uma sigla que se refere ao Certificado de Depósito Interbancário. Ou seja, é um título emitido entre bancos, com a finalidade de realizar transações de empréstimos entre si em um curto período. 

Mas, como isso funciona? Dentro de um banco existe a regra que é necessário fechar com saldo positivo

. Então, quando os saques superam a quantidade de depósitos, a diferença é emprestada por outros bancos. Essa medida pretende assegurar que as finanças da instituição fiquem estáveis e saudáveis, assim, o mercado bancário tenha fluidez. Dessa maneira, os juros cobrados a partir dos valores emprestados fazem surgir o CDI. 

O que afeta nos investimentos

O CDI se tornou uma ferramenta importante, principalmente para o sistema bancário. Então, por estar sendo utilizada pelos bancos, tornou- se uma referência. Por isso, grande parte dos títulos da renda fixa está atrelada à taxa do CDI. 

A partir disso, muitos dos investimentos fixos aparecem com a frase “CDB que rende 100% do CDI”. Ou seja, o investimento que você irá aplicar renderá o valor total do juros aplicado pelo banco. 

Veja: duas ações que todos devem investir de acordo com o Primo Rico

Valor do CDI

Essa taxa tem operações diárias, dessa forma, é calculada por uma instituição pertencente a B3, chamada de Cetip ou Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados.  

Então, para você ter todas as informações atualizadas sobre as taxas e cotações diariamente do CDI, é importante acessar a página da B3. Por lá eles informam sobre tudo.

Por fim, o CDI é um investimento que está bem próximo da taxa Selic, dessa forma, ele varia de acordo com a taxa básica de juros. Assim, para você entender mais, veja o vídeo abaixo do canal Nerds de Negócios

Saiba: livros obrigatórios que qualquer investidor deveria ler para investir melhor

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Cauê Martins: Cauê Martins, um jovem que está disposto a ter novos conhecimentos na vida, buscando sempre oportunidades para aplicar habilidades contidas. Sou um estudante continuo, procuro novos conhecimentos em busca de identificação pessoal. Já tive experiências em: criador de conteúdo on-line; vendedor on-line e físico. Promovendo conteúdo de qualidade para o público. Você verá mais sobre mim ainda..,