Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos po...

Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora

Publicidade

...

Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora / Créditos de imagem pixabay

Goiânia, quarta-feira, 16 de março – O cartão de crédito é o vilão no orçamento de muitos brasileiros quando o assunto é endividamento. Segundo uma matéria publicada por Fernanda Trisotto, no portal do O Globo, em 2021, essa taxa de juros do rotativo dos cartões de crédito, já bateu os 343,6% no ano. E o maior problema é que, por não conhecermos a taxa de juros, conduzimos nossas compras sem muita responsabilidade. 

Você conhece alguém que já gastou muito no cartão de crédito e depois não conseguiu pagar a fatura? Ou conhece alguém que começou pagar o rotativo e desse modo a dívida aumentou demais? Essa é a realidade de muitos brasileiros, por isso vamos te ajudar com informações úteis, aqui no Humor do Mercado. 

Confira: Nubank, veja como você pode acessar o seu Informe Rendimento

A taxa de juros do cartão de crédito chegou a 346% no final de 2021

Com uma taxa de juros dessas, entrar no rotativo do cartão é a mesma coisa que assumir que não conseguirá mais pagar a dívida. O escalonamento do valor é absurdo, e os consumidores que entram no rotativo ficam escravos da dívida. A melhor escolha é nunca entrar no rotativo. 

Cartão de crédito, entenda sobre a taxa de juros e os cuidados para não se endividar, confira agora / Créditos de imagem pixabay

Outra forma de pagar o cartão quando não se tem o valor completo da fatura é o parcelamento da fatura. Os juros são menores, e mais vantajosos para o consumidor, a taxa do parcelamento no final do ano de 2021 foi de 170%. A metade da taxa de juro do rotativo. 

Leia também: crédito para negativado, caixa libera linhas de crédito de até R$ 3.000

Veja como ficou a inadimplência no final de 2021

A princípio, a inadimplência foi baixa, apenas 2,3% em outubro. Se pensarmos na situação econômica do nosso país devido à pandemia, o percentual foi pequeno. Desse modo, ou muitas pessoas aprenderam a trabalhar com o cartão de crédito, ou gastaram menos no ano. 

O cartão de crédito pode ser um aliado do brasileiro, se bem utilizado ele pode ajudar o orçamento. O problema é que pela falta de educação financeira, nós brasileiros acabamos nos endividando. E desse modo, sofremos as consequências de termos nosso nome negativado. 

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Primeiramente, o consumidor precisa entender que o limite do cartão não faz parte da renda dele. Ou seja, não é preciso gastar o limite todo do cartão como se fosse parte do seu salário. Afinal de contas, será preciso pagar no mês seguinte a fatura. 

Outra coisa importante é não esquecer de contar com as parcelas em seu orçamento. Alguns cartões têm limites separados, um para compras parceladas e outro para o gasto do mês. Porém, ambos precisam de pagamento, coloque tudo em seu orçamento do mês, e pense antes de gastar. Veja o vídeo, “O que é crédito rotativo e o que ele tem a ver com o atraso da sua fatura? | Direto ao ponto”. Esse é um vídeo, do canal, “Nubank”, do YouTube.

Confira: empréstimos consignados estão em alta no Brasil, entenda os motivos

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Willames Sales: Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.