Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Não vai pagar à vista? Aprenda hoje a usar o cartão de crédito a seu favor

Publicidade

...

Cartão de crédito: como usar do jeito certo e com responsabilidade

De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mais de 50 milhões de brasileiros usam cartão de crédito. Por isso, nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, ensinaremos como usá-lo da maneira correta e com responsabilidade financeira.

É um fato que o cartão de crédito pode se tornar um grande aliado ou o pior pesadelo na vida financeira das pessoas. Por isso, o Humor do Mercado vai te mostrar como manter esse relacionamento em harmonia para sempre estar no controle. Para saber mais, continue lendo.

Veja mais: LCA: saiba mais sobre este seguro investimento da renda fixa

Tenha um limite

O cartão de crédito nos dá limite justamente por isso, por precisarmos dele. Tendo esse valor em mente, é preciso saber não o ultrapassar. Essa é uma ótima maneira de se manter em ordem com a sua fatura, sem que haja qualquer desequilíbrio nas finanças.

O cartão de crédito possui altas taxas de juros

É fundamental conhecer esses valores para não cometer grandes deslizes. Isso significa não parcelar a fatura do mês, por exemplo. O cartão de crédito é um dos produtos financeiros com a maior taxa de juros do mercado, ultrapassando os 300%.

Sendo assim, é essencial fugir de toda e qualquer possibilidade de pagar juros sobre as suas contas. Além disso, o principal é não se endividar com o cartão. Portanto, não atrase as faturas e se programe para gastar apenas o que pode pagar no mês.

Leia também: Conheça as 5 ações para investir com até R$ 3 reais e com grande potencial

Calcule muito bem a data de vencimento do cartão de crédito

Na hora de escolher a data de vencimento da fatura do cartão, é preciso ser cuidadoso e atento. Atrasar a fatura pode ser caro, e para não correr o risco, é preciso pagar em dia. Sendo assim, a escolha do dia do vencimento, precisa ser próximo ao dia do seu pagamento ou próximo a uma data em que você tenha dinheiro para pagar. Não negligencie a escolha, ou o estrago pode vir grandioso.

Não atrase os pagamentos

Com cartão de crédito não se brinca. Atrasar o pagamento da fatura pode acarretar uma série de cobranças e taxas de juros que vão te fazer levar um susto no mês seguinte. Portanto, se necessário, mude a data de vencimento, mas pague as faturas em dia.

Contudo, vale ressaltar que o atraso da fatura se for aumentando, pode formar a famosa bola de neve. Com isso, a dívida pode se estender mais ainda. Pagar a fatura em atraso, e pagar o mínimo, são duas coisas que não podem acontecer. 

Leia também: 4 criptomoedas que podem render muito dinheiro em 2022

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.