Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Ed...

Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial, qual é a diferença e como receber

Publicidade

...

Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial, qual é a diferença e como receber - Reprodução Pixabay

A pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil e levou a uma série de crises, como a econômica, sanitária e financeira. Desse modo, a fim de tentar diminuir o impacto sobre as pessoas que sofreram perda de renda na pandemia, foram lançados os Auxílio Emergencial e  posteriormente o Auxílio Brasil. Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, vamos saber mais sobre eles.

Embora sejam programas essenciais neste momento, existe ainda muita confusão sobre cada um deles e como recebê-los. Assim, ocorre muitas vezes, ocorre confusão entre os dois auxílios. Dessa forma, o blogue Humor do Mercado tenta esclarecer um pouco desta confusão, apresentando as diferenças de cada modelo e o procedimento para recebê-los.

Veja mais: Rússia x OTAN: como a crise na Ucrânia afeta a economia mundial e brasileira

Auxilio emergencial

Criou-se o Auxílio emergencial com a pandemia de COVID-19 ao Brasil, no início de 2020. É um programa emergencial para auxiliar trabalhadores que ficaram com a renda comprometida durante a crise. O valor inicial pago conforme aprovado pelo Congresso Nacional e implementado pelo governo federal foi de R$ 600,00 por pessoa, sendo possível acumular dois auxílios por residência.

No decorrer do tempo, os valores variaram, sendo a última parcela de R$375,00. Não é possível se cadastrar para receber este benefício, pois ele se encerrou no mês de outubro de 2021. No entanto, quem se cadastrou na época em que esteve em vigência e não sacou todas as parcelas, ainda pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para efetuar o recebimento.

Veja mais: Renda extra: confira como ganhar dinheiro dando aulas de reforço

Auxílio Brasil

É um programa de longa duração lançado pelo Governo Federal em 2021 para substituir os extintos Auxílio Emergencial e Bolsa Família. Este auxílio visa beneficiar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de atingir até 17 milhões de famílias.

O programa é composto por dois tipos e pagamento, um fixo e outro transitório. Desse modo, o pagamento fixo é o equivalente ao antigo Bolsa Família, enquanto o pagamento transitório será pago de acordo com o cenário nacional, funcionando como um Auxílio Emergencial integrado.

Para receber o Auxílio Brasil é preciso, antes de mais nada, efetuar o registro no Cadastro único (Cadúnico) e pertencer ao perfil de família que faz jus ao pagamento. Em Seguida, basta procurar uma agência da Caixa para maiores detalhes. EM suma, saiba mais no canal NotíciaBrasil:

Veja mais: Por que a gasolina não para de aumentar? Saiba o motivo e quais as consequências

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Edmar de Oliveira: Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Educação Especial. Apaixonado por mercado de capitais, criptomoedas, empreendedorismo, gestão de empresas, assessoria de projetos sociais, Geopolítica, Finanças, Geografia Humana, Filosofia e Humanidades. Professor e praticante de Artes Marciais, entusiasta de rock, filmes, séries, HQs, bons livros e cultura popular em geral.