As mudanças no empréstimo consignado para 2022. Conheça todos os detalhes

Veja o que muda com a variação de operação de crédito consignado

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, segunda-feira, 14 de março — As mudanças no empréstimo consignado, uma variação de operação de crédito com desconto direto na folha de pagamento, começaram a valer neste início de ano. A informação consta no artigo de Marta Cavallini, publicado em janeiro de 2022 para o portal G1.

Continua depois da publicidade

O blog Humor do Mercado apurou que no ano passado a margem que define o valor máximo para o empréstimo era de 40% do salário. Entretanto, desse total, 5% se destinavam para compras e retiradas com o cartão de crédito consignado. Asim, restavam 35% para as operações de crédito em dinheiro.

Leia sobre o Benefício Composição Gestante, conheça o complemento do Auxílio Brasil

Mudanças no empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem juros menores

A principal vantagem do empréstimo consignado é a taxa de juros menor em relação ao empréstimo comum. O desconto direto no salário significa um risco zero de inadimplência. De fato, a pontualidade é um dos fatores que os bancos utilizam para determinar os juros de uma operação, tanto de empréstimo quanto de financiamento.

De acordo com os dados oficiais, o número de operações de crédito consignado saltou de cerca de 32 milhões para 40,5 milhões no período de 2019 até 2021, quando estava em vigor a margem de 40%. Ademais, a burocracia na hora da avaliação da proposta de empréstimo também é menor.

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Além de aposentados e pensionistas, funcionários públicos e trabalhadores regidos pela CLT também podem ter o acesso ao empréstimo consignado, mas todos terão o valor da prestação descontados em folha.

A taxa de juros ficou mais alta

A notícia ruim é que as taxas de juros que haviam sofrido reduções devido à pandemia voltaram a subir, alcançando o mesmo nível do período anterior à doença. Com efeito, os juros haviam sido reduzidos como forma de ajudar no combate aos efeitos da crise de saúde pública.

Confira como ganhar dinheiro escrevendo para blogs e sites da internet. Aprenda aqui como começar

Assim, a taxa máxima para o crédito em espécie foi estabelecida em 2,14 ao mês, enquanto para o cartão o valor está fixado em 3,06. Porém, esse valor pode variar para baixo dependendo da operadora de crédito.

Seja como for, é sempre bom ter em mente que um empréstimo só deve ser feito em caso de emergência. A menos que seja para um investimento que possa dar um lucro maior do que os juros do empréstimo. Então, acompanhe no vídeo abaixo do canal de Geovani Santos mais informações sobre as mudanças no empréstimo consignado.

Saiba que o aumento nos preços dos alimentos no mundo vai piorar os efeitos da fome

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies