Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Rússia x Ucrânia: O conflito mostra que BTC talvez não seja reserva de valor

Publicidade

...

Rússia x Ucrânia: O conflito mostra que BTC talvez não seja reserva de valor- Fonte: Canva

Nessa sexta-feira, 25 de fevereiro, a retomada do Bitcoin a níveis superiores aos US$ 36.000 foi uma demonstração clara da força que a classe de criptoativos possui em tempos modernos. De qualquer forma, Putin iniciou ações militares em território ucraniano e isso mostra-se como uma declaração de guerra. Enquanto isso, muitos ucranianos estão tendo suas vidas ceifadas por mísseis russos, assim como a bolsa de investimentos da Rússia teve uma queda drástica de mais de 40%.

Mas o que pode acontecer daqui pela frente é algo incerto para todas as classes de investimentos, principalmente a de criptoativos. E é por isso que nós da equipe do Humor do Mercado estamos trazendo uma matéria quanto as perspectivas para o BTC como uma reserva de valor.

Leia mais: Auxílio Brasil e Auxílio Emergencial; como receber e qual a diferença

Antes de mais nada, é preciso fazer uma retrospectiva do dia de ontem. Boa parte da Ucrânia foi dominada no primeiro dia de invasão russa. E isso é uma premissa para que o conflito se encerre em pouco tempo a partir da invasão de Kiev, capital da Ucrânia. Com isso, esta semana houve uma saída de liquidez do mercado de criptoativos.

Bitcoin: reserva de valor ou ativo tecnológico?

Primeiramente, é preciso ressaltar que o Bitcoin está se comportando como nos últimos tempos: um ativo de risco. E isso tem implicações nas teses de quem defende que esse criptoativo possa servir como reservar de valor, substituindo o ouro ou ativos semelhantes.

E pode trazer a conclusão de que é mais um ativo atrelado a tecnologia e desenvolvimento do que propriamente a reserva de valor. De qualquer maneira, isso é um reforço para entradas de investidores institucionais. O que deve ser positivo para a classe de ativos digitais no longo prazo.

Leia mais: BBB: confira o que dá para fazer com o prêmio de 1,5 milhões de reais

Curto prazo instável: o que vem depois do “efeito Rússia”?

Ainda que o Bitcoin tenha sofrido uma queda brusca, como mencionado anteriormente, é possível notar que em menos de 24 horas o ativo fez um movimento de recuperação massivo depois da invasão da Ucrânia pela Rússia. E isso leva a conclusão de que a volatilidade do mercado está em níveis muito altos.

Mas ao mesmo passo, mostra que talvez seja um momento para escolher definitivamente entre a proteção da carteira de investimentos de criptoativos ou um momento de neutralidade. Ou seja, uma situação em que a melhor recomendação talvez seja evitar tomar qualquer decisão no mercado de ativos digitais.

A partir disso e do momento de medo e ganância, é possível concluir que esse é um momento de irracionalidade do mercado. Portanto, são tempos de agir com sensatez e sem emoção para evitar prejuízos. Ainda mais com as incertezas sobre as ações da Rússia. Veja mais sobre esse assunto no vídeo abaixo do canal Economista Sincero.

Leia mais: Meu INSS: veja como emitir extrato previdenciário e consultar as contribuições

 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.