Revisado por: (Érica Pereira Batista)

Paulista, na casa dos 20 anos, estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Acredito que podemos mudar o mu...

Como sair das dívidas através do planejamento e da educação financeira?

Publicidade

...

Educação financeira - Imagem reproduzida no Instagram

O planejamento e a educação financeira são dois temas de extrema importância quando falamos sobre as dívidas. Além deste conhecimento, e conseguir prever situações como essa, é que conseguimos nos livrar do acúmulo de contas. Nesta terça-feira, 16 de novembro, vamos entender como podemos nos planejar e encontrar a solução que precisamos.

 

Nós, do blog Humor do Mercado, apuramos a situação e encontramos algumas informações que podem servir como dicas para o processo correto do pagamento das suas dívidas. Confira mais detalhes sobre isso nos tópicos abaixo. 

 

Veja também: TikTok, veja como você pode faturar com o aplicativo da moda

 

O acúmulo das dívidas e as nossas metas

Não é novidade que as dívidas podem nos afastar dos nossos objetivos. Acontece que é através do dinheiro que conseguimos conquistar nossos sonhos, seja o início de um curso superior ou o investimento em um pequeno negócio. Por esse motivo, é muito importante analisarmos o cenário e entendermos a gravidade do assunto.

Embora algumas dívidas sejam inevitáveis, existem outras situações que podem ser evitadas para garantir maior organização para as nossas finanças.

Entender sobre isso pode facilitar a resolução de problemas relacionados ao dinheiro. Para te auxiliar neste conhecimento, abaixo você vai conferir alguns passos do planejamento para sair das dívidas. 

 

Leia a seguir: Um ano do Pix, veja o que mudou no dia a dia do brasileiro com a ferramenta

 

Planejamento no processo de quitação das dívidas

Pode parecer que quitar as contas é impossível quando chegamos a um certo nível de desespero. No entanto, é através da organização e da educação financeira com o nosso dinheiro que conseguimos analisar as melhores possibilidades e obter sucesso no pagamento das contas.

Confira 6 dicas sobre o tema: 

 

  1. Defina quais são os seus gastos mensais. Separe isso em categorias e entenda em quais setores você consegue economizar;
  2. Some todas as suas dívidas para entender qual é o valor total das suas obrigações. Não deixe de contabilizar nenhum número;
  3. Planeje os seus ganhos de modo a garantir uma reserva de emergência. Isso evitará o processo de novas dívidas em casos específicos ou extremos;
  4. Analise a possibilidade de conseguir um empréstimo com o valor total da sua pendência. Assim, você irá quitar toda a sua dívida e poderá pagar parcelas únicas;
  5. Faça uma planilha com seus próximos gastos, isso evitará que estes se acumulem durante o processo de pagamento das dívidas anteriores.
  6. Organize seu salário e priorize as suas necessidades básicas enquanto a situação não apresentar melhoras. Neste processo não deixe de buscar novas oportunidades para o seu crescimento.

 

Confira ainda: Aprenda como aumentar o score na Serasa para começar 2022 no positivo

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Jessica Amanda Bernardo: Paulista, na casa dos 20 anos, estudante de marketing e apaixonada pela escrita. Acredito que podemos mudar o mundo através das palavras, das informações e do conhecimento. Em uma era voltada para o meio tecnológico, ter a oportunidade de transmitir aprendizado é um prazer.