Revisado por: (Andreia Eliza)

Jovem entusiasmado com as possibilidades que a liberdade financeira pode oferecer e prioriza sempre saídas inteligentes...

Queda nas ações: o que fazer quando o mercado de ações fica em baixa

Publicidade

...

uma reflexão sobre o que fazer quando o mercado de ações está em queda.

Antes de tudo, a infeliz verdade é que as pessoas despejam dinheiro em ações durante a alta do mercado, mesmo que as ações estejam subindo há algum tempo. Os especuladores se desesperam com medo de perder. Ou seja, ao comprar na alta e vender na baixa, as pessoas perdem muito. Desta maneira, são pequenos investidores individuais como você que cometem esses erros. Na matéria desta terça-feira, 01 de fevereiro, iremos te apresentar uma reflexão sobre o que fazer quando o mercado de ações está em queda.

Sendo assim, esses conselhos vão te ajudar a organizar melhor seus investimentos em tempos de crise. Logo, o Humor do Mercado espera te agregar conhecimento e te ajudar a gerir melhor sua carteira de investimentos.

Veja: Fundos de investimento — conheça essa porta de entrada no mercado financeiro

Comportamento na baixa do mercado de ações

Em vez de vender durante uma recessão, é melhor contrariar a tendência. Siga o conselho do bilionário Warren Buffett, o maior investidor do mundo: “Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros estiverem com medo”.

Mesmo estando a décadas de se aposentar, a maioria dos investidores fica empolgada quando os preços das ações sobem (e entra em pânico quando caem). Com certeza, evitar fazer isso pode ser difícil. Mas, também, vai contra o seu intento, visto que durante uma queda do mercado de ações, a última coisa que você quer fazer é comprar mais. Além disso, como você sabe que o mercado está perto do pico ou do fundo? A verdade é que você nunca saberá. A melhor solução é fazer investimentos regulares e planejados — não importa se o mercado está alto ou baixo. Enquanto isso, ignore as notícias financeiras.

Nenhuma notícia, é boa notícia

A mídia está no negócio de vender notícias, em outras palavras, eles aumentam os fatos. Em muitos casos, a imprensa especializada alimentada por relatórios ansiosos, te leva da animação irracional a tristeza rapidamente. Logo, ser indiferente faz sentido. Em outros termos, ambos são extremos que levam os investidores a fazer escolhas péssimas.

Por exemplo, algumas pessoas que “investiram” em Bitcoin quando estava em todos os noticiários, agora gostariam de não ter feito isso, entretanto, eles compraram o “hype”. Enquanto isso, as pessoas que ignoram a mídia especulativa financeira, tendem a prosperar.

Confira: Agronegócio — saiba como investir no maior setor da economia brasileira

O movimento diário do mercado é muitas vezes ilógico. Exceto por motivos óbvios — golpes militares, desastres naturais, coronavírus — ninguém sabe o que conduz o mercado a se mexer. Sem dúvidas, mudanças de curto prazo parecem aleatórias

. Além disso, elas não são realmente relevantes se você tiver um horizonte de investimento de longo prazo (o que deveria ser o caso da maioria de vocês). Para o investidor de longo prazo, os movimentos diários do mercado são principalmente ruído e preenchimento. O importante é a repetição ou a falta dela. Uma linha de tendência é mais útil do que pode parecer.

Embora possa parecer descuidado ignorar as notícias financeiras, não é. Tome suas decisões com base em seus objetivos financeiros pessoais e em uma estratégia de investimento pré-determinada, não se o mercado saltou ou caiu ontem.

As baixas do mercado podem ser assustadoras. Entretanto, é o seguinte: se essa oscilação te deixa nervoso, talvez você tenha investido mais dinheiro do que deveria no mercado de ações. A volatilidade é uma das características fundamentais das ações.

Conclusão

Movimentos de mercado de curto prazo não são um indicador preciso do desempenho de longo prazo. O que uma ação ou fundo fez no ano passado, não diz muito sobre o que fará durante a próxima década. Se você acredita que os preços das ações ainda estão altos, evite o mercado. Se você acredita que eles são baixos, então compre. E lembre-se: a menos que você venda suas ações, você não perdeu nada agora — está tudo no papel.

Deste modo, para o investidor médio/longo prazo o melhor curso de ação agora é fazer compras regulares programadas. Sejam de fundos de índice diversificados de baixo custo, fundos imobiliários estáveis, agronegócio e afins.

Algumas dessas dicas vieram do vídeo abaixo, além de outros tópicos interessantes. Desse modo, caso tenha interesse em se aprofundar em temas financeiros, acesse o canal Capitalizo.

Você também pode curtir: Tesla anuncia lucro recorde

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Efferson Oliveira: Jovem entusiasmado com as possibilidades que a liberdade financeira pode oferecer e prioriza sempre saídas inteligentes às atitudes comuns. Originário de Salvador-BA, trabalhei por muitos anos como servidor público e detive raízes na minha terra. Criativo, comunicativo, convicto e esperançoso. Esse sou eu!