Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Ed...

Nova Bolsa de Valores no Rio de Janeiro: confira detalhes e oportunidades

Publicidade

...

Nova bolsa de valores no Rio de Janeiro: confira detalhes e oportunidades - Reprodução Pixabay

Belo Horizonte, segunda-feira,14 de março de 2022 — Depois de 21 anos, o Rio de Janeiro pode  ter uma nova Bolsa de Valores, conforme reportagem de Maria Mazzei e Lucas Janone, de março de 2022, para o portal CNN. O estado foi a casa De uma das primeiras casas de negociações do Brasil, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), que encerrou suas atividades em 2000, quando os negócios migraram para a Bovespa em São Paulo.

A nova Bolsa, já apelidada de “bolsa verde”, terá como finalidade a negociação de ativos sustentáveis, como por exemplo, créditos de carbono. A inauguração deve ocorrer já no segundo semestre de 2022. Portanto, o blogue Humor do Mercado apresenta alguns detalhes já divulgados e quais as oportunidades para o investidor.

Veja também: Guerra da Ucrânia: como as sanções dos Estados Unidos contra a Rússia afetam a economia do Brasil

O que será negociado na nova Bolsa

No dia 9 de março de 2022, foi assinado um protocolo de intenções entre o governo do Rio de Janeiro e representante da Nasdaq

, para implementação de uma filial da tradicional bolsa norte-americana em terras cariocas.

Nos próximos três meses, uma equipe composta por membros do governo fluminense, Nasdaq e uma consultoria internacional vão formar uma equipe de trabalho. Este grupo deve apresentar um projeto até o final deste prazo pra aprovação e implementação.

Dessa forma, a estratégia inicial prevê que o Rio de Janeiro fornecerá os ativos ambientais para negociação e a Nasdaq, a tecnologia para as negociações. A “bolsa verde” irá organizar a compre e venda de créditos ambientais relacionados a florestas, clima e energia, além do carro chefe que verão ser os créditos de carbono.

Veja mais: Luiz Barsi: veja como o maior investidor privado do Brasil montaria uma carteira de ações

Quais as oportunidades para o investidor

Primeiramente, é preciso frisar a ampliação do leque de negócios possíveis, podendo atuar em duas bolsas no Brasil com negócios diferentes e promissores. Assim, é possível desenvolver novas modalidades de trade e investimentos a longo prazo em um negócio que vai dominar o futuro empresarial: a sustentabilidade.

Outro ponto a se destacar é que os negócios em bolsas novas se iniciam com valores baixos, crescendo exponencialmente no longo Prazo, como observado na própria B3. O IBOVESPA, por exemplo, se iniciou em 1968 com 100 pontos e hoje ultrapassa os 110 mil pontos. Em suma, veja mais no canal TV Brasil. Até o próximo conteúdo.

Veja também: Dividendos: veja as melhores ações pagadoras de dividendos em 2021

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Edmar de Oliveira: Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Educação Especial. Apaixonado por mercado de capitais, criptomoedas, empreendedorismo, gestão de empresas, assessoria de projetos sociais, Geopolítica, Finanças, Geografia Humana, Filosofia e Humanidades. Professor e praticante de Artes Marciais, entusiasta de rock, filmes, séries, HQs, bons livros e cultura popular em geral.