Fundos imobiliários; saiba a diferença dos FIIs de papel, tijolo e híbrido

Antes de investir em FIIs conheça cada categoria deles

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, quarta-feira, 13 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues — Para investir em fundos imobiliários, primeiro é necessário saber quais são as categorias existentes agora na bolsa de valores. Fundos imobiliários estão populares no Brasil para quem quer investir em imóveis com menos custos e sem a burocracia de compra e venda do ativo, nem tampouco se preocupando com sua manutenção.

Continua depois da publicidade

Assim, se tem interesse na aquisição de cotas de fundos imobiliários, os famosos FIIs, o Humor do Mercado vai lhe ajudar nesta jornada. Antecipadamente, será necessário que saiba a diferença entre os fundos imobiliários de “tijolo”, de “papel” ou híbridos. Cada um tem especificidades diferentes que precisam ser de conhecimento do investidor.

Leia mais: Preço do combustível em alta: como pode afetar também a vida de quem não tem carro? Entenda aqui

O que são e quais os tipos de fundos de tijolo?

Esta categoria de fundos imobiliários investe diretamente em imóveis, em sua maioria em imóveis comerciais. Assim, o retorno financeiro desses ativos vem através do pagamento dos aluguéis. E, assim, a receita é distribuída entre os investidores pelo pagamento de dividendos, proporcionalmente às cotas de cada um. Dentre os fundos de “tijolo” existem suas categorias, quais sejam:

  • lajes corporativas;
  • shoppings;
  • galpões logísticos;
  • hotelaria;
  • hospitais;
  • residenciais;
  • agências bancárias e de educação.

Confira também: Pix Garantido: mais uma facilidade para pagar contas; saiba o que é e como funcionará

Para você

Gol (GOLL4): BTG recomenda compra e joga preço-alvo em R$31,00

Continua depois da publicidade

Como funciona o day trade, uma das operações mais arriscadas da bolsa…

Continua depois da publicidade

O que são e quais os tipos de fundos de papel?

Em suma estes fundos investem em títulos negociados no setor imobiliário, não diretamente em imóveis, como o anterior. Ou seja, eles não possuem patrimônio em imóveis. Ao invés disso, o gestor do fundo investe em papéis que representam direitos à créditos imobiliários. Assim, os FIIs de “papel” são, resumidamente, compostos de títulos de renda fixa, como os seguintes:

  • Letras de Crédito Imobiliário (LCIs);
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
  • Letras Hipotecárias (LHS).

Ainda, como o próprio nome já diz, existem os fundos imobiliários híbridos. Que nada mais são do que os fundos que investem tanto em fundos de “papel” quanto em fundos de “tijolo”. Desse modo, de acordo com sua estratégia, o gestor do fundo diversifica os ativos.

Por fim, sendo todos os pontos esclarecidos, agora comece seus investimentos escolhendo dentre os 400 FIIs listados na Bolsa de Valores (B3).

Para ilustrar, assista este vídeo: “Fundos imobiliários: como ter uma renda extra de R$500 por mês com FIIs?”, do canal ‘Lucro Certo’, do YouTube.

Você também pode se interessar: Conta de Luz mais barata: de volta a bandeira verde; saiba quando a tarifas da sua conta diminuirão

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies