DARF: descubra em quais investimentos deve pagar imposto de renda

Se ingressou em renda variável deve se preocupar mensalmente com o seu IR

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, quarta-feira, 13 de abril, por Cristiane Luzio Rodrigues – DARF é um documento de arrecadação da Receita Federal, usado também para o pagamento do imposto de renda. Ainda mais, entender o que é DARF é primordial para o investidor que ingressou no mercado financeiro de renda variável.

Continua depois da publicidade

Assim, para não ter problemas com a Receita Federal, o Humor do Mercado mostrará como o investidor deve fazer o cálculo do imposto de renda, conforme os seus resultados de investimentos em renda variável. Ao contrário das operações em renda fixa, as operações em Bolsa de Valores exigem que o investidor realize, mensalmente, o próprio cálculo do seu IR.

Leia também: Isenção de imposto de renda: Receita Federal aumenta isenção de IR na venda de imóveis; saiba quais foram as mudanças

O que é DARF?

Em suma, a sigla vem de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, através do qual se faz os pagamentos de recolhimento de contribuições, taxa e tributos à Receita Federal. Assim, sempre que tiver rendimentos tributáveis, como acontece com algumas operações no mercado financeiro, deverá emitir esta guia para pagamento ao governo federal.

Desse modo, entender sobre DARF é primordial, até mesmo antes de ingressar no mercado de capitais, pois, a maioria das operações são suscetíveis de pagamento de imposto de renda.

Confira também: Imposto de Renda 2022: prazo de entrega da declaração foi prorrogado para 31 de maio

Continua depois da publicidade
Para você

Gol (GOLL4): BTG recomenda compra e joga preço-alvo em R$31,00

Continua depois da publicidade

Quando o investidor deve pagar DARF?

Felizmente não são todas as operações no mercado financeiro são fatos geradores para o pagamento de DARF. Por exemplo, ocorre isenção de imposto de renda quando para vendas de ativos que não ultrapassem cerca de R$ 20 mil por mês. Ou seja, investimentos abaixo desse teto não precisam pagar o imposto.

Porém, não são todos títulos da bolsa de valores que possuem este benefício de isenção. Como, por exemplo, negociações em Contratos Futuros, Fundos Imobiliários, Opções, ETFs, Ações e outros tipos de investimentos de Renda Variável. Nestas, em havendo lucro, deverá ser pago o imposto.

Como fazer o cálculo?

Em suma, para o cálculo deve saber qual a alíquota de imposto de renda do ativo que realizou operações. Os percentuais de aplicação sob os lucros são diferentes. Como, por exemplo, investimentos em ações possuem 15% de IR, já em fundos imobiliários, a tributação é de 20%. Conforme matéria da Clear.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Qual alíquota de imposto para cada operação na Bolsa de Valores? | Tributação na Bolsa de Valores”, do canal ‘Contadora da Bolsa’, do YouTube.

Você também vai gostar: Prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies