Revisado por: (Jessica Amanda Bernardo)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Como o humor do mercado pode afetar seus investimentos? Confira

Publicidade

...

Como o humor do mercado pode afetar seus investimentos? Confira - Fonte: Canva

Saber a hora certa para entrar e sair de um investimento é algo que faz toda a diferença para investidores, principalmente para aqueles que estão expostos em ativos de alto risco em bom ou mau humor do mercado. É claro que a estratégia adotada pelo investidor é algo que vai guiar grande parte das atitudes do mesmo quanto a efetuação de lucros ou depósito de mais aportes. E é por isso que nessa terça-feira, 1 de março, essa matéria está disponível para leitura.

Antes de mais nada, vale ressaltar que existem alguns meios de descobrir quais os melhores momentos para entrar e sair de um ativo de alto risco de acordo com o sentimento do mercado. Dessa forma, o Portal Humor do Mercado vai detalhar esse tema nos parágrafos seguintes.

Leia mais: 4 criptomoedas promissoras para 2022: sua chance de lucrar pode estar aqui

Antes de mais nada, vale ressaltar que, apesar do conceito de “mão invisível do mercado” posta por Adam Smith, esse é composto por investidores. E basta partir de um raciocínio lógico para concluir que, essa “mão invisível”, na verdade, trata-se do sentimento de mercado.

Afinal, investidores são pessoas. Esses possuem sentimentos. Com isso, é indispensável cogitar o fato de que a maneira que as pessoas se sentem quanto ao mercado é o que dita as tendências mercadológicas. E isso, independentemente do tipo de ativo de investimento.

Por isso, saber como se antecipar de reversões de tendências pode ser algo muito positivo para conservar lucros e manter o capital investido “no verde”.

Como saber o momento certo de vender ou comprar ativos?

Uma das melhores formas de analisar isso é por meio de índices de sentimento de mercado. Mais especificamente, o Fear and Greed Index. Em suma, esse é um índice que mostra o medo e a ganância do mercado.

Ele tem como base o comportamento do mercado de alguma classe de ativos específicas ou do mercado como um todo.

Leia mais: Comunidade Cripto: qual a visão dos investidores sobre a guerra?

Então, agora que os leitores conhecem melhor o que é o Fear and Greed Index, é possível trazer à tona suas divisões: medo extremo, medo, neutralidade, ganância e extrema ganância.O momento de extremo medo é o momento de retirada de capital do mercado. Ou seja, nele há um aumento da oferta e diminuição da demanda: esse é o momento de comprar ativos.

E visto que o momento de extrema ganância é o momento de maior acumulação e de compras no mercado, o mais sensato é vender os ativos num momento como esse para evitar perder lucros.

Ainda que seja praticamente impossível definir os rumos do mercado, ter como base o sentimento dos investidores é sempre uma boa alternativa para saber como guiar os próprios investimentos. Em seguida, confira aqui abaixo o vídeo de Felippe Percigo sobre o Fear and Greed Index.

Leia mais: Rússia x Ucrânia: o conflito mostra que BTC talvez não seja reserva de valor

 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.