Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Ações: tudo o que você precisa saber para começar a investir

Publicidade

...

Ações: Tudo o que você precisa saber para começar a investir

O universo das ações ainda é um mistério para muitos investidores. Isso porque grande parte das pessoas têm dificuldade em entender como as oscilações funcionam, como escolher os ativos, e assim por diante. Nesta terça-feira, 01 de fevereiro, você aprenderá.

O mundo dos investimentos é complexo, exige muito tempo e dedicação para estudar e entender tudo por completo. Principalmente quando se trata da renda variável. Por isso, o Humor do Mercado trouxe soluções claras para te explicar como tudo funciona.

Veja mais: LCA: saiba mais sobre este seguro investimento da renda fixa

O que são ações?

As ações podem ser denominadas como uma fração de uma empresa. Sendo assim, essa fração do capital que pertence a uma instituição, é comercializada para ter mais sócios. Com isso, quando você compra uma ação, você se torna sócio do empreendimento.

Isso é feito como uma forma da empresa de capitar mais recursos para investir e continuar a se desenvolver e a crescer. Por isso que quando uma empresa entra na Bolsa de Valores, ela possui capital aberto e, assim, pode comercializar pequenas frações de seu capital.

Como funciona o mercado de ações?

Também chamadas ativos, as ações são vendidas pela Bolsa de Valores. O trâmite é feito dentro de um ambiente onde os investidores conseguem comprar e vender seus títulos e fazer suas negociações.

No Brasil, a B3 é a responsável por realizar essas negociações, e tem como principal objetivo, registrar e manter organizadas as vendas dos ativos. Se trata de um mercado sério com muita regulamentação e legislação envolvida, para que o mercado funcione corretamente.

Não deixe de ler: Problemas com score? Agora Serasa avisa mudanças na pontuação

Quais os riscos de investir em ações?

Grande parte dos investidores tem medo desses riscos, mas eles existem e precisam de análises. Entretanto, tudo o que diz respeito ao insucesso do objetivo do investimento, rentabilizar e multiplicar o valor investido, pode ser considerado um risco.

Sendo assim, as ações possuem uma imprevisibilidade sobre o seu retorno. Sendo assim, todo tipo de investimento possui algum risco, contudo, ele pode variar em menor ou maior grau. No caso das ações, as oscilações podem ser vem drásticas, por isso, elas se enquadram na renda variável.

Vantagens de investir em ações

Em contrapartida, as vantagens podem ser grandes também, já que existe uma perspectiva de alta rentabilidade, diferente da renda fixa. Portanto, quando você compra ações e se torna sócia da empresa, pode receber até mesmo porcentagem dos lucros, além da valorização do capital.

Sem contar que sendo sócio por ação, não tem custos financeiros, caso a empresa tenha algum prejuízo. Ainda assim, continuará recebendo dividendos e proventos das ações, além dos juros do próprio capital.

Leia também: Âncora das criptomoedas, entenda porque o Bitcoin não sobe mais

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.